Texto-música-imagem de Elis Regina
uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime
Palavras-chave:
Interpretação de Elis Regina, Relação texto-música-imagem, Performance musical e corporalidade, Música popular brasileira, Análise de multimídia de músicaResumo
Dois estudos de caso sobre a relação texto-música-imagem em performances com atmosferas diametralmente opostas de Elis Regina nas canções Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. A partir de uma adaptação da correspondência música-movimento proposta por HAGA (2008), as análises de gravações de vídeo históricas (REGINA e GIL, 1973; REGINA, BUARQUE e HIME, 1973; REGINA, BUARQUE e HIME, 1973/2006) e lead sheets (GIL, 1992; BUARQUE e HIME, 1999) revelam as interações entre os elementos textuais, musicais e cênicos a partir dos quais a cantora planeja e consolida seu gestual no palco de maneira estruturada e planejada, contrapondo ou reforçando diversos universos emocionais.
Referências
ARASHIRO, Osny. Elis por ela mesma. Coleção o autor por ele mesmo. Org. Osny Arashiro. Prefácio de Martin Claret. São Paulo: Martin Claret, 1995.
ARAÚJO, Aline Soares. Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico musical. Belo Horizonte: UFMG, 2012 (Dissertação de Mestrado). 277p.
BERNARDI, Ricardo. Transtornos de humor bipolar: uma visão integradora. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. v.29, n.3. Porto Alegre: Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 2007. Disponível em . Acesso em 21 de abril, 2013.
BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. The Body Has Its Reasons. New York: Phantom Books, 1977.
BORÉM, Fausto; TAGLIANETTI, Ana Paula. A trajetória cênico-musical de Elis Regina. Per Musi. n.29. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.39-52.
CHEDIAK, Almir. Comentário introdutório de Atrás da porta. In: As 101 melhores canções do século XX: Chico Buarque. Idealização, produção e edição de Almir Chediak. v.4, 8ªed. São Paulo: Cara Nova Editora Musical Ed., 1999. p.38.
CLARET, Martin. Elis Regina: discografia. In: Elis Regina por ela mesma. Coleção o autor por ele mesmo. Org. Osny Arashiro. Prefácio de Martin Claret. São Paulo: Martin Claret, 1995. p.181-189.
COOK, Nicholas. Analysing musical multimedia. Oxford: Oxford Univeristy Press, 1998.
COOK, Nicholas; CHAN, Carol. Anais do CHARM RMA Annual Conference: Musicology and Recordings. Egham, inbglaterra: Royal Holloway, University of London: CHARM, 2007.
DEER, Joe; DAL VERA, Rocco. Acting In Musical Theatre: A Comprehensive Course. New York, Routledge, 2008.
ECHEVERRIA, Regina. Furacão Elis. Cronologia e discografia de Maria Luiza Kfouri. Apresentação de Hamilton Almeida Filho. 7ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.
FERNANDINO, Jussara R. Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro. 151f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2008.
GÓES, Fred. Literatura Comentada: Gilberto Gil. São Paulo: Abril Educação, 1982.
HAGA, Egil. Correspondences between music and body movement. Oslo: University of Oslo, Faculty of Humanities, 2008 (Tese de Doutorado).
KAPP, Reinhard. Performance bei Arnold Schönberg und John Cage. In: Aufführungslehre der Wiener Schule. Ed. Reinhard Kapp e Markus Grassl. Viena: Böhlau, 2002, p.455-468.
KFOURI, Maria Luiza. Discografia. In: Furacão Elis. Livro de Regina Echeverria. Apresentação de Hamilton Almeida Filho. 7ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.
KUEHN, Frank Michael Carlos. Interpretação, reprodução musical, teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s). Per Musi. v.26. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p.7-20.
MASSUMI, Brian. The archive of experience. In: Information is alive: art and theory on archiving and retrieving data. Ed. Joke Brouwer e Arjen Mulder. Rotterdam: V2 Organisatie/EU European Culture 2000 Program, 2003. (p.142-151) p.1-14.
MONTEIRO, Keila Michelle Silva. Corpo e Performance na Poesia Cantada. In: Palimpsesto. v.9, n.9. Rio de Janeiro: UERJ, 2010. 17p.
MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.
______. O Canto revolucionário de uma mulher de um povo. In: Elis por ela mesma. Coleção o autor por ele mesmo. Org. Osny Arashiro. São Paulo: Martin Claret, 1995. p.143-146. (Publicado anteriormente no jornal O Globo, em 25 de outubro de 1978).
NASCIMENTO, Milton. Depoimento de Milton Nascimento em [00:21:47]. In: Elis Regina especial: Viva a música popular brasileira e tb Especial Video Show. Direção de Beto Ruschel; apresentação de Othon Bastos e Eliana Mattos. 2012. Postado no Youtube por “BlogElisaestrela” em 11 de março, 2012. Vídeo de 01 hora 19 minutos e 55 segundos (Acesso em 08 de janeiro 2013).
PIETROBON, Cláudia. Mini Dicionário de termos usados em fonoaudiologia. Compilação a partir dos livros 1.000 Perguntas em Fonoaudiologia de R.C. M. Cupello e Fonoaudiologia Geral de A. Amorim. Brasília: Estimular, s.d. In: www.fonoefisiodomicilio.com.br/artigos.php (Acesso em 20 de abril, 2013).
STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do Ator. Trad. de Pontes de Paula Lima (a partir da tradução norte-americana de Elizabeth Reynolds Hapgood). 23ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
STANISLAVSKI, Constantin; RUMANTSEYEV, Pavel. Stanislavski on Opera. Trad. e ed. de Elizabeth Reynolds Hapgood. Londres: Routledge, 1998.
ULHÔA, M. T. Métrica Derramada: tempo rubato ou gestualidade na canção brasileira popular. In: Anais do 7º Congresso da IASPM-AL. www.hist.puc.cl/historia/iaspm/lahabana/articulosPDF/MarthaUlloaMetrica.pdf. Havana: Casa de las Américas, 2006. (Acesso em 1 de abril, 2013).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.