Texto-música-imagem de Elis Regina

uma análise de Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime

Autores

Palavras-chave:

Interpretação de Elis Regina, Relação texto-música-imagem, Performance musical e corporalidade, Música popular brasileira, Análise de multimídia de música

Resumo

Dois estudos de caso sobre a relação texto-música-imagem em performances com atmosferas diametralmente opostas de Elis Regina nas canções Ladeira da Preguiça, de Gilberto Gil e Atrás da porta, de Chico Buarque e Francis Hime. A partir de uma adaptação da correspondência música-movimento proposta por HAGA (2008), as análises de gravações de vídeo históricas (REGINA e GIL, 1973; REGINA, BUARQUE e HIME, 1973; REGINA, BUARQUE e HIME, 1973/2006) e lead sheets (GIL, 1992; BUARQUE e HIME, 1999) revelam as interações entre os elementos textuais, musicais e cênicos a partir dos quais a cantora planeja e consolida seu gestual no palco de maneira estruturada e planejada, contrapondo ou reforçando diversos universos emocionais.

Biografia do Autor

  • Fausto Borém, Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém é Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. É pesquisador do CNPq desde 1994 e seus resultados de pesquisa incluem dois livros, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior como solista, teórico, compositor e professor. Acompanhou músicos eruditos como Yo-Yo Ma, Midori, Menahen Pressler, Yoel Levi, Fábio Mechetti e Arnaldo Cohen e músicos populares como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Henry Mancini, Bill Mays, Kristin Korb, Grupo UAKTI, Toninho Horta, Juarez Moreira, Tavinho Moura, Roberto Corrêa e Túlio Mourão.

  • Ana Paula Taglianetti, Estrela Corpo Arte e Terapias

    Ana Paula Taglianetti é Licenciada em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (2010), Mestre em Performance Vocal pela City University of New York (2011), pós-graduada em Biopsicologia: ciência corpo-mente pela Faculdade de Direito de Itu/Instituto Visão Futuro (2013). Possui também Cursos de Especialização pela Juilliard School, Mannes College of Music e Lee Strasberg Theater Institute. É fundadora da Casa de Artes OperÁria, instituição da qual foi Diretora Artística de 2004 a 2012. Protagonizou diversas óperas e musicais no Brasil e no exterior. Sua montagem do musical A Palavra recebeu o prêmio de Melhor Espetáculo e indicações para os prêmios de Melhor Direção e Melhor Iluminação do Festival de Limeira de 2007. Recebeu o premio de Atriz Revelação em 1987 ao ser dirigida por Gabriel Villela em A Capital Federal. De 2008 a 2010, coordenou o Projeto Teatro Musical na UFMG, em Belo Horizonte. Versionou o texto para o português e dirigiu a ópera A Serva Patroa de Pergolesi. Participou do programa VOICExperience com Sherrill Milnes. Atualmente, estuda no Instituto Sagres – Escola Rafael de Canto e Cantoterapia, em Florianópolis. Canta no Grupo Musa Brasilis e coordena o espaço Estrela Corpo, Arte e Terapias, onde atua como
    Cantoterapeuta e Biopsicóloga da Voz.

Referências

ARASHIRO, Osny. Elis por ela mesma. Coleção o autor por ele mesmo. Org. Osny Arashiro. Prefácio de Martin Claret. São Paulo: Martin Claret, 1995.

ARAÚJO, Aline Soares. Construção cênica para a canção: princípios de Stanislavski numa proposta de expressão cênico musical. Belo Horizonte: UFMG, 2012 (Dissertação de Mestrado). 277p.

BERNARDI, Ricardo. Transtornos de humor bipolar: uma visão integradora. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. v.29, n.3. Porto Alegre: Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 2007. Disponível em . Acesso em 21 de abril, 2013.

BERTHERAT, Thérèse; BERNSTEIN, Carol. The Body Has Its Reasons. New York: Phantom Books, 1977.

BORÉM, Fausto; TAGLIANETTI, Ana Paula. A trajetória cênico-musical de Elis Regina. Per Musi. n.29. Belo Horizonte: UFMG, 2014. p.39-52.

CHEDIAK, Almir. Comentário introdutório de Atrás da porta. In: As 101 melhores canções do século XX: Chico Buarque. Idealização, produção e edição de Almir Chediak. v.4, 8ªed. São Paulo: Cara Nova Editora Musical Ed., 1999. p.38.

CLARET, Martin. Elis Regina: discografia. In: Elis Regina por ela mesma. Coleção o autor por ele mesmo. Org. Osny Arashiro. Prefácio de Martin Claret. São Paulo: Martin Claret, 1995. p.181-189.

COOK, Nicholas. Analysing musical multimedia. Oxford: Oxford Univeristy Press, 1998.

COOK, Nicholas; CHAN, Carol. Anais do CHARM RMA Annual Conference: Musicology and Recordings. Egham, inbglaterra: Royal Holloway, University of London: CHARM, 2007.

DEER, Joe; DAL VERA, Rocco. Acting In Musical Theatre: A Comprehensive Course. New York, Routledge, 2008.

ECHEVERRIA, Regina. Furacão Elis. Cronologia e discografia de Maria Luiza Kfouri. Apresentação de Hamilton Almeida Filho. 7ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.

FERNANDINO, Jussara R. Música e Cena: uma proposta de delineamento da musicalidade no teatro. 151f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: 2008.

GÓES, Fred. Literatura Comentada: Gilberto Gil. São Paulo: Abril Educação, 1982.

HAGA, Egil. Correspondences between music and body movement. Oslo: University of Oslo, Faculty of Humanities, 2008 (Tese de Doutorado).

KAPP, Reinhard. Performance bei Arnold Schönberg und John Cage. In: Aufführungslehre der Wiener Schule. Ed. Reinhard Kapp e Markus Grassl. Viena: Böhlau, 2002, p.455-468.

KFOURI, Maria Luiza. Discografia. In: Furacão Elis. Livro de Regina Echeverria. Apresentação de Hamilton Almeida Filho. 7ed. Rio de Janeiro: Nórdica, 1985.

KUEHN, Frank Michael Carlos. Interpretação, reprodução musical, teoria da performance: reunindo-se os elementos para uma reformulação conceitual da(s) prática(s) interpretativa(s). Per Musi. v.26. Belo Horizonte: UFMG, 2012. p.7-20.

MASSUMI, Brian. The archive of experience. In: Information is alive: art and theory on archiving and retrieving data. Ed. Joke Brouwer e Arjen Mulder. Rotterdam: V2 Organisatie/EU European Culture 2000 Program, 2003. (p.142-151) p.1-14.

MONTEIRO, Keila Michelle Silva. Corpo e Performance na Poesia Cantada. In: Palimpsesto. v.9, n.9. Rio de Janeiro: UERJ, 2010. 17p.

MOTTA, Nelson. Noites tropicais: solos, improvisos e memórias musicais. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.

______. O Canto revolucionário de uma mulher de um povo. In: Elis por ela mesma. Coleção o autor por ele mesmo. Org. Osny Arashiro. São Paulo: Martin Claret, 1995. p.143-146. (Publicado anteriormente no jornal O Globo, em 25 de outubro de 1978).

NASCIMENTO, Milton. Depoimento de Milton Nascimento em [00:21:47]. In: Elis Regina especial: Viva a música popular brasileira e tb Especial Video Show. Direção de Beto Ruschel; apresentação de Othon Bastos e Eliana Mattos. 2012. Postado no Youtube por “BlogElisaestrela” em 11 de março, 2012. Vídeo de 01 hora 19 minutos e 55 segundos (Acesso em 08 de janeiro 2013).

PIETROBON, Cláudia. Mini Dicionário de termos usados em fonoaudiologia. Compilação a partir dos livros 1.000 Perguntas em Fonoaudiologia de R.C. M. Cupello e Fonoaudiologia Geral de A. Amorim. Brasília: Estimular, s.d. In: www.fonoefisiodomicilio.com.br/artigos.php (Acesso em 20 de abril, 2013).

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do Ator. Trad. de Pontes de Paula Lima (a partir da tradução norte-americana de Elizabeth Reynolds Hapgood). 23ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

STANISLAVSKI, Constantin; RUMANTSEYEV, Pavel. Stanislavski on Opera. Trad. e ed. de Elizabeth Reynolds Hapgood. Londres: Routledge, 1998.

ULHÔA, M. T. Métrica Derramada: tempo rubato ou gestualidade na canção brasileira popular. In: Anais do 7º Congresso da IASPM-AL. www.hist.puc.cl/historia/iaspm/lahabana/articulosPDF/MarthaUlloaMetrica.pdf. Havana: Casa de las Américas, 2006. (Acesso em 1 de abril, 2013).

Downloads

Publicado

2014-06-13

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Texto-Música-Imagem De Elis Regina: Uma análise De Ladeira Da Preguiça, De Gilberto Gil E Atrás Da Porta, De Chico Buarque E Francis Hime”. 2014. Per Musi, nº 29 (junho): 1-17. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39193.

Artigos Semelhantes

1-10 de 629

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.