O corpo musical (feminino) estabelecido
aspectos do cuidado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5288Palavras-chave:
Gênero em música, cuidado, educação musical, de Beauvoir, estruturas de gêneroResumo
O ponto de partida para o estudo apresentado neste artigo é constituído por experiências do uso da filosofia de Simone de Beauvoir e das teorias de Iris Marion Young com o objetivo de descrever e compreender o tornarem-se mulheres musicais nas escolas suecas. Pesquisas anteriores conduzidas fora da área da música mostram que as teorias de Beauvoir podem ajudar a explicar – e fornecer meios de mudança para – situações em que há o risco de que as funções tradicionais de gênero sejam preservadas. A maioria dos estudos de gênero no campo da educação musical baseia-se na teoria da performatividade de Judith Butler. Em comparação, Beauvoir afirma que as repetições e os hábitos são estratificados no corpo como experiências, e que os seres humanos são capazes de fazer escolhas em uma situação. O objetivo deste estudo é explorar como o cuidado é nutrido entre as meninas nos contextos educacionais da música sueca. O material gerado por meio de dois estudos fenomenológicos, conduzidos em programas especializados de música respectivamente nos níveis básico e médio na Suécia, constituiu a base empírica para conduzir a reanálise. Essa reanálise seguiu um modelo analítico fenomenológico hermenêutico. Exemplos de como o cuidado parecia ser nutrido entre as garotas na educação musical apareciam em diferentes níveis e em diferentes situações. Referem-se a ações feitas pelas meninas com o objetivo de fazer o ambiente social e musical funcionar de formas acordadas, a saber, na forma de tomar iniciativas, preencher lacunas e ser flexível. Por fim, refletimos sobre as causas e mudanças em relação às ações que parecem estabelecer e manter as alunas como imanentes, e incapazes de executar seus próprios projetos.
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