Aprendizagem motora na performance musical
reflexões sobre conceitos e aplicabilidade
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56093Palavras-chave:
aprendizagem motora, performance musical, habilidade motora, prática deliberadaResumo
Apresentação de conceitos e objetos de estudo da área de Aprendizagem Motora e possíveis aplicações na Performance Musical e seu ensino. Busca a compreensão dos fatores e processos subjacentes à produção e aquisição de movimentos, especialmente aqueles em demanda na rotina dos instrumentistas, cantores e maestros. Esse artigo resulta de uma colaboração entre o Projeto "Pérolas" e "Pepinos" do Contrabaixo (CNPq) e o Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
Referências
ADAMS, J. A closed-loop theory of motor learning. Joumal of Motor Behavior, v.3, n.2, р.111-149, 1971.
BAMBERGER, J. Cognitive issues in the development of musically gifted children. In. STENBERG, R.J. e DAVISON, J.E. (Eds.), Conceptions of giftedness. Cambridge, England: Cambridge University Press, p.388-413, 1986.
BENDA, R. N.; ENNES, F. C. M. Aprendizagem motora como componente do treinamento esportivo: uma Relação holonômica. In: SILAMI-GARCIA, E.; LEMOS, K.L.M. Temas atuais V em educação física e esportes. Belo Horizonte: Health, p.51-66, 2000.
BLOOM B. S. Generalizations about talent development. In B.S. BLOOM (Ed.) Developing talent in young people. New York: Balantine Books, p.507-549, 1985.
BORÉM, Fausto. Afinação integrada no contrabaixo: desenvolvimento de um sistema sensório-motor baseado na audição, tato e visão In: ANAIS DO X ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM MÚSICA, Goiânia, agosto, p.53-58, 1997.
______. O Ensino da performance musical na universidade brasileira. Pesquisa e Música. Rio de Janeiro. v.3, n.1, dez., p.53-72, 1997.
______. Metodologias de pesquisa em performance musical no Brasil: tendências, alternativas e relatos de experiência. Cadernos de Pós-Graduação. Campinas: Instituto de Artes, Unicamp. v.2, p.19-34, 2001.
CARROL W.; BANDURA, A. Representation guidance of action production in observational learning: a causal analysis. Journal of Motor Behavior. v.22, p.85-97, 1990.
CAVALIERI, Cecília. Performance instrumental e educação musical: a relação entre a compreensão musical e a técnica. PER MUSI, v.1. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, p.52-62, 2000.
______. Possibilidade de aplicação do Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical como critério de avaliação no vestibular da Escola de Música da UFMG. Opus, v.7. Belo Horizonte, UFMG, out. 2000. (disponível em www.musica.ufmg.br/anppom).
CHASE, W.G.; SIMON, H. A. Perception in chess. Cognitive psychology, v.4, n.1, p.55-81, 1973.
CHIVIACOWSKY, S.; TANI, G. Efeitos da frequência do conhecimento de resultados na aprendizagem de uma habilidade motora em crianças. Revista Paulista de Educação Física. v.7, n.1, p.45-57, 1993.
CORRÊA, U. C. Interferência Contextual: Contribuições à aprendizagem motora. Coletânea de Estudos: Comportamento motor I. A.M. Pellegrini (Org). São Paulo: Movimento, p. 129-158, 1997.
CÔTÉ, J. The influence of the family in the development of talent in sport. The Sport Psychologist. V.13, p.395- 417, 1999.
ERICSSON K. A., Peak performance and age: an examination of peak performance in sports. Applied Cognitive Psychology. v.8, p.164-196, 1994.
ERICSSON K. A., CHARNESS, N. Expert performance: its structure and acquisition. American Psychologist, v.49, p.725-747, 1994.
ERICSSON K. A., KRAMPE e TESCH-RÖMER C. The role of deliberate practice in the acquisition of expert performance. Psychology Review. v.100, p.363-406, 1993.
FITTS, P.; POSNER, M. Human performance. Belmont: Wadsworth, 1967.
GALTON, F. Hereditary genius: an inquiry into its laws and consequences. London: Julian Friedman, 1979 (pub. original 1869).
GENTILLE, A.M. A working model of skill acquisition with application to teaching. Quest. v.17, p.3-23, 1972.
GINSBURG, H.; OPPER, S. Piaget's theory of intellectual development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1969.
GRECO, P.J.; BENDA, R.N. Aprendizagem e desenvolvimento motor I. In: SILVA, C.I. e COUTO, A.C.P. Manual do treinador de natação. Belo horizonte: Edições FAM, p.15-40, 1999.
GUEDES, J. E. R. P.; CANFIELD, J. T. A Efetividade da Utilização de Diferentes Modelos de Demonstração na Aprendizagem de Uma Destreza Motora Fechada. Kinesis, 3 (2): 271-286. jul-dez, 1987.
HINDEMITH, Paul. A Composer's world, horizons and limitations. New Haven: Yale University Press, 1960.
LAGUNA, P. L. The effects of model demonstration strategies on motor skill acquisition and performance. Journal of Human Movement Studies, v.30, p.55-79, 1996.
MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5.ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
MANOEL, E. J. A dinâmica do estudo do comportamento motor. Revista Paulista de Educação Física, v. 13, p.52-61, 1999.
MARTENIUK, G.R. Information processing in motor skills. New York: Helt, Rinehart and Winston, 1976.
McCULLAGH, P.; STIEHL, J.; WEISS, M.R. Developmental modeling effects on the quantitative and qualitative aspects of motor performance. Research Quarterly for Exercise and Sport. v.61, n.4, p.344-350, 1990.
MORAES, Abel. A unidade da consciência e a consciência da unidade nas performances musicais. PER MUSI. v.2. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p.30-49.
MORAES, L.C. Influences on the development of beliefs of Canadian expert judo coaches and their impact on the action. Unpublished doctoral dissertation. University of Ottawa, Ontario, Canada, 1998.
MORAES, L.C.; DURAND-BUSH, N.; SALMELA, J.H. Modelos de desenvolvimento de talentos. Novos conceitcs em treinamento esportivo. Brasília: Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, p. 171-190, 1999.
NIELSON, Lewis. Technical, interpretive and aesthetics issues in the performance practice of contemporary music. PER MUSI. v.2. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p.50-88.
PALHARES, L. P.; VIEIRA, M. M.; ENNES, F. C. M.; BENDA, R. N. O feedback na aprendizagem de habilidades esportivas. In: SILAMI-GARCIA, E.; LEMOS, K.L.M. Temas atuais VI em educação física e esportes. Belo Horizonte Health, p. 73-85, 2001.
PALISCA, Claude V. Norton anthology of western music. 2.ed, v.2. New York: W. W. Norton, 1988.
PELLEGRINI, A. N.; TONELLO, M. G. M. A informação na aprendizagem motora: o modelo em destaque. Coletânea de Estudos: Comportamento motor 1. A. M. Pellegrini (Org). São Paulo: Movimento, p. 109-127, 1997.
PERTZBORN, Florian. Learning the double bass: a multilevel approach to the acquisition of motor performance skill. Sheffield: University of Sheffield, 2001. (Dissertação de Mestrado em Música).
POLNAUER, Frederick F.; MARKS, Morton. Senso-motor study and its application to violin playing. Urbana,Illinois: American String Association, 1964.
PÚBLIO, N. S.; TANI, G; MANOEL, E. J. Efeitos da demonstração e instrução verbal na aprendizagem de habilidades motoras da ginástica olímpica. Revista Paulista de Educação Física. v.9, n.2, p.111-124, 1995.
SALMELA, J. H. Expert coaches' strategies for the development of expert athletes. ROGOZKIN e MAUGHAN (Ed.) Current research in sports sciences, New York: Plenum Press, p.5-19, 1996.
SHEA, C.H.; SHEBILSKE, W.L.; WORCHEL, S. Motor learning and control. Needham Heights: Allyn e Bacon, 1993.
SCHMIDT, R. A. Motor control and learning. Champaign: Human Kinetics Books, 1988.
______. Aprendizagem e performance motora; dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993.
SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Trad. Ricardo Petersen. 2.ed. São Paulo: Artmed, 2001.
SLOBODA, John. The musical mind: the cognitive psychology of music. Oxford: Clarendon Press, 1985.
______. The acquisition of musical performance expertise: desconstructing the "talent" accountof individual differences in musical expressivity. In: K. A. ERICSSON (Ed.), The road to excellence: the acquisition of exper performance in arts and sciences, sports and games. New Jersey: Lawrence Erlbaum, p.107-126, 1996.
SLOBODA, John; DAVIDSON, Jane. The young performing musician. In: DELIEGE, Irene e SLOBODA. John A The musical mind: the cognitive pychology of music. Rep. com correções em 1994. Oxford Pychology Series Oxford: Claredon Press, 1985.
SWANWICK, Keith. Musical Knowledge: Intuition, Analysis and Music Education. London: Routledge, 1994.
SWANWICK, Keith; TILLMAN, June. The sequence of musical development: a study of children's composition. British Journal of Music Education, v.3, p.305-339, 1986.
SZENDE, Ottó; NEMESSURI, Mihály. The physiology of violin playing. Introd. Yehudi Menuhin. Pref. Paul Rolland. Urbana, Illinois: American String Teacher's Association, 1971.
TANI, G. Significado, detecção e correção do erro de performance no processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v.3, p.50-58, 1989.
______. Aprendizagem motora no contexto da Educação Física e Ciências do Esporte. In: M. G. S. GUEDES (Ed.), Aprendizagem motora: problemas e contextos. Lisboa: FMH edições, p. 129-142, 2001.
______. Esporte e técnica. In: TAMBUCCI, P.L.; MARIZ DE OLIVEIRA, J.G.; SOBRINHO, J.C. Esporte e jomalismo São Paulo: CEPEUSP, p.33-38, 1997.
______. Aprendizagem motora e esporte de rendimento: um caso de divórcio sem casamento. In: BARBANTI, V.J.; BENTO, J.O.; MARQUE, A.T. Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde, Barueri: Manole p.145-162, 2002.
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K. Métodos de pesquisas em atividade fisica. Trad. Ricardo Petersen. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TONELLO, M. G.; PELLEGRINI, A. M. A utilização da demonstração para a aprendizagem de habilidades motoras em aulas de educação fisica. Revista Paulista de Educação Física. v.12, p. 107-114, 1998.
WEISS, M.R.; KLINT, K.A. "Show and tell" in the gymnasium: an investigation of developmental differences in modeling and verbal rehearsal of motor skill. Research Quarterly for Exercise and Sport. v.58, n.2, p.234-241, 1987.
WUYTS, I. J.; BUECKERS, M. J. The effects of visual and auditory models on the learning of a rhythmical synchronization dance skill. Research Quarterly for Exercise and Sport. v.66, p.105-115, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.