Aprendizagem motora na performance musical

reflexões sobre conceitos e aplicabilidade

Autores

  • Guilherme Menezes Lage Universidade Federal de Minas Gerais
  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rodolfo Novellino Benda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Carlos Moraes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56093

Palavras-chave:

aprendizagem motora, performance musical, habilidade motora, prática deliberada

Resumo

Apresentação de conceitos e objetos de estudo da área de Aprendizagem Motora e possíveis aplicações na Performance Musical e seu ensino. Busca a compreensão dos fatores e processos subjacentes à produção e aquisição de movimentos, especialmente aqueles em demanda na rotina dos instrumentistas, cantores e maestros. Esse artigo resulta de uma colaboração entre o Projeto "Pérolas" e "Pepinos" do Contrabaixo (CNPq) e o Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Biografia do Autor

  • Guilherme Menezes Lage, Universidade Federal de Minas Gerais

    é Especialista em Treinamento Esportivo e Bacharel em Educação Física pela UFMG. É integrante do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) da UFMG, onde atualmente desenvolve pesquisa sobre Estruturas de Prática, especialmente a Interferência Contextual. Tem trabalhado como Professor de Natação, Musculação e como Preparador Físico de atletas de esportes como Futebol, Jiu-Jitsu e Golfe.

  • Fausto Borém , Universidade Federal de Minas Gerais

    é Professor de Contrabaixo, Música de Câmara, Pesquisa em Música e Práticas de Performance na UFMG. Pesquisador do CNPq desde 1994, é Doutor em Contrabaixo pela University of Georgia, EUA e Mestre em Contrabaixo pela University of lowa, EUA. Como solista, tem representado o Brasil nos principais eventos nacionais e internacionais do contrabaixo acústico (EUA em 1993, 1995, 1997, 1999 e 2001, França em 1994, Escócia em 1998). Tem apresentado trabalhos nos congressos da International Society of Bassists Convention, SBPC, Encontros Internacionais de Contrabaixo, Encontros Nacionais da ANA POM e GAMUT (Annual Meeting - Georgia Association of Music Theory). Tem publicado dezenas de artigos em importantes periódicos nacionais e internacionais nas áreas de performance, análise e musicologia histórica (veja Currículo Lattes no site www.cnpq.br).

  • Rodolfo Novellino Benda, Universidade Federal de Minas Gerais

    é Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho e Doutor em Educação Física pela USP, área de concentração Biodinâmica do Movimento, Coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (GEDAM) e membro do Laboratório de Psicologia do Esporte (LAPES) na UFMG. Atualmente, é Vice-Diretor e professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, onde ministra as disciplinas Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor e Medidas e Avaliação.

  • Luiz Carlos Moraes, Universidade Federal de Minas Gerais

    é Mestre em Psicologia do Esporte pela Michigan State University, EUA e Doutor em Educação (Psicopedagogia) pela University of Ottawa, Canadá. É professor de Psicologia do Esporte na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG e Diretor do Centro de Excelência Esportiva (CENESP) do MET/SNE/UFMG. É pesquisador na área de talento e emoção em diferentes esportes. Atualmente, orienta um grupo de atletas do karatê, taekwondo, natação e alpinistas de alto nível.

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Publicado

2025-03-19

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Aprendizagem Motora Na Performance Musical: Reflexões Sobre Conceitos E Aplicabilidade”. 2025. Per Musi, nº 05 e 06 (março): 14-37. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.56093.

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