Uma análise da Paixão Segundo São Lucas de Krzysztof Penderecki

Autores

  • Vladimir Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55546

Palavras-chave:

Paixão Segundo São Lucas, Krzysztof Penderecki, retórica, J. S. Bach

Resumo

A Paixão Segundo São Lucas é uma obra que exemplifica o estilo de Krzysztof Penderecki nos anos sessenta. No presente estudo, o autor evidencia aspectos tonais da Paixão e mostra a possível relação existente entre a obra de Penderecki e o coral An Wasserflüssen Babylon (BWV 267) de J. S. Bach. A análise comparativa da estrutura original (Urstaz) e da estrutura do discurso (dispositio), nas duas peças, mostra como música e texto estão diretamente interligados e como tais estruturas enfatizam aspectos relevantes e distintos do drama músicotextual.

Biografia do Autor

  • Vladimir Silva , Universidade Federal do Piauí

    Vladimir Silva é mestre em regência coral pela UFBA, professor assistente da UFPI e bolsista do CNPQ, órgão pelo qual faz doutorado em regência-canto na LSU, Baton Rouge, EUA. Tem artigos publicados sobre música em revistas especializadas na América do Sul e do Norte, dentre os quais no Choral Journal da American Choral Directors Association (ACDA). Suas performances como regente e cantor incluem concertos e recitais no Brasil,Argentina, França, Itália, Áustria e Estados Unidos.

Referências

BACH, J. S. An Wasserflÿssen Babylon. Coral a quatro vozes. Partitura de domínio público, editada por Vladimir Silva (2004).

CARDOSO, José Roberto C. 1 Tessalonicenses: Epístola ePeça Retórica. Fides ReformataEt Semper Reformanda Est, Vol. 7, nº 1, (2004): 27–44.

FOELBER, Paul F. Bach’s Treatment of the Subject of Death in His Choral Music. Dissertação de Mestrado. Catholic University of America Press, Washington, D.C.: 1961.

LACERDA, Marcos B. Breve Resenha das Contribuições de Schenker e Schoenberg para a Análise Musical. Revista Eletrônica de Musicologia, Vol. 2.1 (Outubro, 1997). Banco de dados online. Texto capturado em 28 de Abril de 2004. O texto completo pode ser acessado no site <http://www.humanas.ufpr.br/rem/remv2.1/vol2.1>.

MIRKA, Danuta. Texture in Penderecki’s Sonoristic Style. Music Theory Online. Banco de dados online. Texto capturado em 20 de Maio de 2001. O texto completo pode ser acessado no site <http://smt.ucsb.edu>.

MORGAN, Robert P. Anthology of Twentieth-Century Music. New York: Norton, 1992.

NEWMAN,Alex. Krzysztof Penderecki: St. Luke Passion. Banco de dados online. Texto capturado em 04 de Julho de 2002. O texto completo pode ser acessado no site <http://www.soton.ac.uk/~modsem/alex_5.htm>.

PENDERECKI, Krzysztof. Passio Et Mors Domini Nostri Jesu Christi Secundum Lucam. Celle: Moeck Verlag (Studienpartitur 5028), 1967.

ROBINSON, Ray e Allen WINOLD. A Study of the Penderecki St. Luke Passion. Celle: Moeck Verlag, 1983.

ROBINSON, Ray. Krzysztof Penderecki: an Interview and Analysis of Stabat Mater. Choral Journal Novembro, 1983.

SCHWINGER, Wolfram. Penderecki: Begegnungen, Lebensdaten, Werkkommentare. Stuttgart: Deustsche Velagsanstalt, 1979.

THOMAS, Adrian. Krzysztof Penderecki. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Database online. Texto capturado em 10 de Abril de 2004. O texto completo pode ser acessado no site <http://www.grovemusic.com>.

WATKINS, Glenn. Soundings: Music in the Twentieth Century. New York: Schirmer Books, 1995.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Uma análise Da Paixão Segundo São Lucas De Krzysztof Penderecki”. 2005. Per Musi, nº 11 (janeiro): 19-43. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2005.55546.