Sobre os Apêndices dos Exercícios Preliminares em Contraponto de Arnold Schoenberg

Tradução de Eduardo Seincman

Autores

  • Norton Dudeque Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55773

Palavras-chave:

harmonia tonal, tradução, Harmonielehre

Resumo

Os livros de Schoenberg que foram escritos nos Estados Unidos1 se diferenciam do Harmonielehre (1911), quanto à sua organização, conteúdo e estilo literário. Naturalmente, Schoenberg teve que adaptar as características de cada livro para situações diferentes. O Harmonielehre foi escrito tendo em mente leitores como Berg, Webern, Stein, e teóricos como Riemann e Schenker, entre outros. Já as obras escritas nos EUA tinham o estudante mediano das universidades americanas como seus leitores. É claro que a organização destes últimos  deveria ser a mais sistemática possível, e é o que o leitor do Exercícios Preliminares em Contraponto encontrará.

Biografia do Autor

  • Norton Dudeque, Universidade Federal do Paraná

    Norton Dudeque é Professor Adjunto no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná. Realizou o doutorado (Ph.D) na University of Reading, Grã-Bretanha, onde defendeu a tese “Music Theory and Analysis in the Writings of Arnold Schoenberg (1874–1951)”.

Referências

BELLERMANN, Heinrich. Der Contrapunkt oder zur Stimmfuhrung in der musikalischen Composition. Berlin: Springer, 1862.

DUNSBY, Jonathan e Arnold Whittall. Music Analysis in Theory and Practice. London: Faber Music, 1988.

JEPPESEN, Knud. Kontrapunkt (vokalpolyfoni), 1931. Traduzido para o inglês como Counterpoint, The Polyphonic Vocal Style of the Sixteenth Century. Trad. Glen Haydon. New York: Dover Publications, 1992.

KURTH, Ernst. Ernst Kurth: selected writings. Trad. Lee A. Rothfard. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

MANN, Alfred. The Study of Fugue. London: Faber & Faber, 1960.

SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea, Selected Writings of Arnold Schoenberg. Trad. Leo Black, Ed. Leonard Stein. London: Faber & Faber, 1975.

_________. Theory of Harmony, Harmonielehre [1911]. Trad. Roy E. Carter. London: Faber and Faber, 1978.

__________, Harmonia, Harmonielehre [1911]. Trad. Marden Maluf. São Paulo: Editora da Unesp, 1999.

STRAUS, Joseph. Remaking the Past–Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Resenhas de Livros

Como Citar

“Sobre Os Apêndices Dos Exercícios Preliminares Em Contraponto De Arnold Schoenberg: Tradução De Eduardo Seincman”. 2004. Per Musi, nº 09 (janeiro): 124-29. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2004.55773.

Artigos Semelhantes

11-20 de 136

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.