Um Estudo das Ações Discentes em Sala de Aula de um Campus do Instituto Federal do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u595621

Palavras-chave:

Ação discente, Aprendizagem científica, Relação com o saber

Resumo

Esta investigação apresenta uma proposta de análise das ações discentes em sala de aula para as disciplinas de Física, Matemática e Química de um curso de Ensino Médio e Técnico Integrado do estado do Paraná. A investigação tem como suporte teórico o conceito de aprendizagem de Illeris; os estudos de Charlot a respeito da relação com o saber e o aprender como uma prática do saber. A questão de pesquisa que norteou o movimento investigativo foi: Quais são as categorias de ações discentes em aulas de Física, Matemática e Química? Os procedimentos metodológicos adotados fazem parte do aporte teórico da Análise Textual Discursiva. Os dados analisados são provenientes da gravação de aulas e de notas de campo. Entre os resultados evidenciados, destacamos sete categorias emergentes de ações discentes que respondem à questão de pesquisa: Organiza, Interage com a Professora, Interage com os Colegas, Pratica, Espera, Dispersa e Outras Ações.

Biografia do Autor

  • Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Educação (USP, 2001). Atualmente é Professor Sênior da UEL.

  • Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora em Educação para a Ciência (Unesp/Bauru, 2009). Atualmente é Professora Sênior da UEL.

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Publicado

2019-11-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um Estudo das Ações Discentes em Sala de Aula de um Campus do Instituto Federal do Paraná. (2019). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 595-621. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u595621

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