Um Estudo das Ações Discentes em Sala de Aula de um Campus do Instituto Federal do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u595621

Palavras-chave:

Ação discente, Aprendizagem científica, Relação com o saber

Resumo

Esta investigação apresenta uma proposta de análise das ações discentes em sala de aula para as disciplinas de Física, Matemática e Química de um curso de Ensino Médio e Técnico Integrado do estado do Paraná. A investigação tem como suporte teórico o conceito de aprendizagem de Illeris; os estudos de Charlot a respeito da relação com o saber e o aprender como uma prática do saber. A questão de pesquisa que norteou o movimento investigativo foi: Quais são as categorias de ações discentes em aulas de Física, Matemática e Química? Os procedimentos metodológicos adotados fazem parte do aporte teórico da Análise Textual Discursiva. Os dados analisados são provenientes da gravação de aulas e de notas de campo. Entre os resultados evidenciados, destacamos sete categorias emergentes de ações discentes que respondem à questão de pesquisa: Organiza, Interage com a Professora, Interage com os Colegas, Pratica, Espera, Dispersa e Outras Ações.

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Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação (USP, 2001). Atualmente é Professor Sênior da UEL.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação para a Ciência (Unesp/Bauru, 2009). Atualmente é Professora Sênior da UEL.

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Publicado

2019-11-09

Como Citar

Benicio, M. A., Arruda, S. de M., & Passos, M. M. (2019). Um Estudo das Ações Discentes em Sala de Aula de um Campus do Instituto Federal do Paraná. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 595–621. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u595621

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