A educação não formal no Brasil: o que apresentam os periódicos em três décadas de publicação (1979-2008)
Palavras-chave:
Revistas de Ensino de Ciências, Educação não formal, análise textual.Resumo
Este artigo apresenta uma análise da produção bibliográfica sobre Educação não formal de seis periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências, no período de 1979 a 2008. Dentre os 2.315 artigos publicados no período, foram selecionados 40, os quais constituíram o corpus do trabalho. Na busca pela caracterização da Educação não formal focamos os objetivos de pesquisa apresentados nos artigos, as metodologias de coleta de dados e os resultados apresentados. Da análise dos objetivos dos artigos, obtida pela categorização de verbos presentes nos mesmos, pode-se concluir que 5% apresentam reflexões sobre conceitos e propostas inerentes à temática, 35% das investigações relativas ao campo da Educação não formal dedicam-se à descrição de atividades e projetos e a grande maioria de 60% analisam os registros coletados nessas situações, podendo ser caracterizadas, de fato, como pesquisas. Quanto às metodologias verificamos que as entrevistas coletivas ou individuais são as formas de coletas mais utilizadas, estando presentes em mais de 50% dos artigos do corpus. No que diz respeito aos resultados apresentados nos artigos, cerca de 30% destaca a educação ambiental como meio para formar o cidadão; outros 27,5% concluem que o ensino não formal de Física estimulou o trabalho dos professores, enfatizando a necessidade de capacitação em CTS, formação inicial e continuada para os professores e, por fim, 25% alega a falta de interação entre o ensino formal e ensino não formal apontando que a CTS poderia sustentar essa relação. Foi observado também, como uma tendência desse campo de pesquisa, que os conceitos e definições para a expressão ‘Educação não formal’ utilizados nos artigos analisados não se apresentam de forma convergente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.