Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula

  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina Departamento de Física
  • João Paulo Camargo de Lima Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Toledo
  • Marinez Meneghello Passos Universidade Estadual de Londrina Departamento de Matemática
Palavras-chave: Saberes docentes, relação com o saber, sistema didático, gestão do ensino e da aprendizagem, estágio supervisionado de Física.

Resumo

Há vários anos, a gestão do conteúdo e a gestão da classe têm sido consideradas por diversos pesquisadores, dentre eles Gauthier e Tardif, como sendo as duas principais funções do professor em sala de aula. Tomando por base o sistema didático de Chevallard, argumentamos que as tarefas do professor vão além dessas duas funções: trata-se mais de gerir relações epistêmicas, pessoais e sociais com o saber, conforme definidas por Charlot; relações com o conteúdo disciplinar, com o ensino e com a aprendizagem dos alunos. Tais ideias foram então colocadas em uma Tabela (uma matriz 3x3), gerando um instrumento que foi aplicado a dados provenientes de entrevistas com estagiários da licenciatura em Física de uma Faculdade do Estado do Paraná. O instrumento se revelou bastante interessante para a análise das reflexões dos estagiários sobre suas experiências durante a realização do estágio, tendo sido observado que suas preocupações centram-se mais em questões relativas ao ensino, com poucas falas relacionadas à aprendizagem dos alunos e de suas relações com o conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina Departamento de Física

Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP). Professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR).

Publicado
2012-01-17
Como Citar
Arruda, S. de M., Lima, J. P. C. de, & Passos, M. M. (2012). Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 139-160. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4200
Seção
Artigos