Caracterizando Questões de Química em Processos Avaliativos de Larga Escala: Uma Análise Comparativa

Autores

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Química, Londrina, Paraná, Brasil http://orcid.org/0000-0002-0638-3036
  • Ourides Santin Filho Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química, Maringá, Paraná, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5128-5390
  • Marinez Meneghello Passos Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-8856-5521

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171105

Palavras-chave:

Avaliação, ENEM, Química, Vestibular.

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar as relações de natureza didático-pedagógicas e avaliativas na área de Química, tendo por base de estudo questões de Química de um vestibular e do ENEM. Esses exames foram considerados, pois possibilitam o acesso ao Ensino Superior. Para a análise das questões assumimos os procedimentos das análises textuais e orientamos nossas interpretações segundo quatro critérios: conteúdos químicos; competências/habilidades; aspectos contextuais e aspectos estruturais. Com a análise das questões e com base nos documentos oficiais, identificamos que as questões do ENEM contemplam tópicos relacionados a aplicações cotidianas do conhecimento científico e a problemas sociais e ambientais que não encontram correspondentes explícitos no programa do vestibular. As competências e habilidades são exigidas de forma mais ampla e diversificada no ENEM. No que diz respeito aos contextos, foram constatadas diferenças significativas nas questões desses dois exames, enquanto a maioria das questões do ENEM apresenta algum tipo de contexto, privilegiando principalmente problemas socioambientais e questões relacionadas à tecnologia, 40% das questões do exame vestibular não fazem referência a qualquer contexto. Quanto à estrutura das questões, notamos que 50% das questões, em ambos os exames, apresentam algum tipo de recurso gráfico, no entanto,
no ENEM há uma maior diversidade.

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Biografia do Autor

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Química, Londrina, Paraná, Brasil

Docente do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Área Ensino de Química

Ourides Santin Filho, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química, Maringá, Paraná, Brasil

Docente do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá.

Marinez Meneghello Passos, Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2017-04-30

Como Citar

Broietti, F. C. D., Filho, O. S., & Passos, M. M. (2017). Caracterizando Questões de Química em Processos Avaliativos de Larga Escala: Uma Análise Comparativa. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(1), 105–133. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171105

Edição

Seção

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