Caracterizando Questões de Química em Processos Avaliativos de Larga Escala: Uma Análise Comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171105

Palavras-chave:

Avaliação, ENEM, Química, Vestibular.

Resumo

Neste artigo trazemos os resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar as relações de natureza didático-pedagógicas e avaliativas na área de Química, tendo por base de estudo questões de Química de um vestibular e do ENEM. Esses exames foram considerados, pois possibilitam o acesso ao Ensino Superior. Para a análise das questões assumimos os procedimentos das análises textuais e orientamos nossas interpretações segundo quatro critérios: conteúdos químicos; competências/habilidades; aspectos contextuais e aspectos estruturais. Com a análise das questões e com base nos documentos oficiais, identificamos que as questões do ENEM contemplam tópicos relacionados a aplicações cotidianas do conhecimento científico e a problemas sociais e ambientais que não encontram correspondentes explícitos no programa do vestibular. As competências e habilidades são exigidas de forma mais ampla e diversificada no ENEM. No que diz respeito aos contextos, foram constatadas diferenças significativas nas questões desses dois exames, enquanto a maioria das questões do ENEM apresenta algum tipo de contexto, privilegiando principalmente problemas socioambientais e questões relacionadas à tecnologia, 40% das questões do exame vestibular não fazem referência a qualquer contexto. Quanto à estrutura das questões, notamos que 50% das questões, em ambos os exames, apresentam algum tipo de recurso gráfico, no entanto,
no ENEM há uma maior diversidade.

Biografia do Autor

  • Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Química, Londrina, Paraná, Brasil

    Docente do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina. Área Ensino de Química

  • Ourides Santin Filho, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Química, Maringá, Paraná, Brasil
    Docente do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá.
  • Marinez Meneghello Passos, Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caracterizando Questões de Química em Processos Avaliativos de Larga Escala: Uma Análise Comparativa. (2017). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(1), 105-133. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017171105

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)