Pesquisa com Histórias de Vida na Produção da História da Educação em Ciências: o Dispositivo Fotobiográfico como Recurso para a Compreensão de Experiências Sociais
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u375402Palavras-chave:
Educação em Ciências, fotobiografia, currículoResumo
O acionamento de fontes históricas e de abordagens metodológicas diversificadas têm sido requisitadas para que novos conhecimentos sócio-históricos possam ser construídos em torno das constituições históricas das disciplinas Ciências e Biologia, possibilitando a compreensão de nuances, controvérsias e disputas. Deste modo, o presente texto almeja apresentar e problematizar a utilização de um recurso investigativo desenvolvido no campo das Ciências Sociais e ainda incomum nos estudos sobre Educação em Ciências em perspectiva histórica: a fotobiografia. Conjugando referenciais da Sociologia, da História do Educação e do Currículo e partindo de uma pesquisa sobre a trajetória social de uma professora de Ciências cujas práticas pedagógicas estiveram em intensa sintonia com os pressupostos do “Movimento de Renovação do Ensino de Ciências” das décadas de 1960 e 1970, é exercitado o uso do dispositivo fotobiográfico para acionar memórias e a produção de outros sentidos sobre o que seria lecionar Ciências naquela conjuntura.
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