Pesquisa com Histórias de Vida na Produção da História da Educação em Ciências: o Dispositivo Fotobiográfico como Recurso para a Compreensão de Experiências Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u375402

Palavras-chave:

Educação em Ciências, fotobiografia, currículo

Resumo

O acionamento de fontes históricas e de abordagens metodológicas diversificadas têm sido requisitadas para que novos conhecimentos sócio-históricos possam ser construídos em torno das constituições históricas das disciplinas Ciências e Biologia, possibilitando a compreensão de nuances, controvérsias e disputas. Deste modo, o presente texto almeja apresentar e problematizar a utilização de um recurso investigativo desenvolvido no campo das Ciências Sociais e ainda incomum nos estudos sobre Educação em Ciências em perspectiva histórica: a fotobiografia. Conjugando referenciais da Sociologia, da História do Educação e do Currículo e partindo de uma pesquisa sobre a trajetória social de uma professora de Ciências cujas práticas pedagógicas estiveram em intensa sintonia com os pressupostos do “Movimento de Renovação do Ensino de Ciências” das décadas de 1960 e 1970, é exercitado o uso do dispositivo fotobiográfico para acionar memórias e a produção de outros sentidos sobre o que seria lecionar Ciências naquela conjuntura.

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Biografia do Autor

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq).

Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Science Education pela University of East Anglia. Professora titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do CA-Ed e bolsista 1-C de Produtividade no CNPq. Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

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Publicado

2020-06-29

Como Citar

Borba, R. C. do N., & Selles, S. E. (2020). Pesquisa com Histórias de Vida na Produção da História da Educação em Ciências: o Dispositivo Fotobiográfico como Recurso para a Compreensão de Experiências Sociais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 375–402. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u375402

Edição

Seção

Artigos