Contribuições para a Compreensão da Natureza da Ciência na Educação em Ciências: um Estudo a Partir da Concepção Latouriana Sobre a Fabricação da Objetividade Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u817840

Palavras-chave:

Objetividade Científica, Natureza da Ciência, Estudos de Ciência, Bruno Latour

Resumo

O presente artigo teórico parte da constatação já alicerçada na comunidade de pesquisadores em educação de que ensinar ciência é também ensinar sobre a natureza da ciência. Procurando contribuir para esta proposta de pesquisa e ensino, analisamos a construção da objetividade científica, sob a perspectiva de Bruno Latour, em três momentos distintos: a pesquisa em laboratório, o posicionamento argumentativo do artigo científico e a circulação mais ampla do conhecimento na comunidade científica e nos contextos socioculturais. Discutimos as implicações para a compreensão da natureza da ciência e, ao final, apontamos algumas questões de pesquisa e consequências para o ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abd-El-Khalick, F. (2012). Nature of Science in Science Education: Toward a Coherent Framework for Synergistic Research and Development. In B. J. Fraser, K. G. Tobin, & C. J. McRobbie (Eds.), Second International Handbook of Science Education (pp. 1041–1060). Springer.

Abd-El-Khalick, F., & Lederman, N. G. (2000). Improving science teacher’s conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, 22(7), 665–701.

Ackerson, V., & Donnelly, L. A. (2008). Relationships among learner characteristics and preservice teachers’ views of the nature of science. Journal of Elementary Science Education, 20(1), 45–58.

Allain, L. R., Ramos, P. L., Schetino, L. P. L., Oliveira, J. B., & Fraile, O. O. (2020). Sistemas de Conhecimentos Científicos e Tradicionais de formandos em Ciências da Natureza na Educação do Campo: diálogos a partir da Teoria Ator-Rede. Revista Insignare Scientia, 3(4), 61–80. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11810

Allchin, D. (1999). Values in Science: an Educational Perspective. Science & Education 8(1), 1–12. https://doi.org/10.1023/A:1008600230536

Ministério da Educação (MEC) (2018). Base nacional comum curricular. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Bell, R. L., & Lederman, N. G. (2003). Understandings of the Nature of Science and Decision Making on Science and Technology Based Issues. Science Education, 87, 352–377. https://doi.org/10.1002/sce.10063

Blok, A., & Jensen, T. E. (2011). Bruno Latour. Hybrid thoughts in a hybrid world. Routledge.

Brown, H. (1983). La nueva filosofía de la ciencia. Tecnos.

Carey, S., & Smith, C. (1993). On understanding the nature of scientific knowledge. Educational Psychologist, 28(3), 235–251. https://www.harvardlds.org/wp-content/uploads/2018/05/Carey-Smith.-1993.-On-understanding-the-nature-of-scientific-knowledge.pdf

Central Association for Science and Mathematics Teachers (1907). A consideration of the principles that should determine the courses in biology in secondary schools. School Science and Mathematics, 9(3), 241–247. https://doi.org/10.1111/j.1949-8594.1909.tb03028.x

Chalmers, A. F. (2017). O que é ciência afinal? (Obra original publicada em 1983). Brasiliense.

Cobern, W. W., & Loving, C. C. (2001). Defining “Science” in a Multicultural World: Implications for Science Education. Science Education, 85, 50–67.

Coutinho, F. A., Goulart, M. I. M., Munford, D., & Ribeiro, N. A. (2014). Seguindo uma lupa em uma aula de ciências para a educação infantil. Investigações Em Ensino de Ciências, 19(2), 381–402.

Coutinho, F. A., Santos, V. M. D. F., Amaral, A. C. R., Santos, M. I., Silva, F. A. R., & Silva, A. D. J. (2016). Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede: movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências Em Ensino de Ciências, 11(3), 178–193. https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/591

Coutinho, F. A., & Silva, F. A. R. (2014). Análise de texto de um livro didático de biologia orientada pela teoria ator-rede: um estudo sobre o tema evolução biológica. Investigações Em Ensino de Ciências, 19(3), 531–539.

Coutinho, F. A., & Silva, F. A. R. (2016). Sequências didáticas: propostas, discussões e reflexões teórico-metodológicas. FAE/UFMG.

Crasnow, S. (2008). Feminist philosophy of science: ‘standpoint’ and knowledge. Science & Education, (17), 1089–1110. https://doi.org/10.1007/s11191-006-9069-z

Daston, L., & Galison, P. (2007). Objectivity. MIT Press.

Douglas, H. E. (2009). Science, Policy, and the Value-Free Ideal. University of Pittsburgh Press.

Davson-Galle, P. (2002). Science, Values and Objectivity. Science & Education, (11), 191–202. https://doi.org/10.1023/A:1014412500803

Driver, R., Leach, J., Millar, R., & Scott, P. (1996). Young people’s images of science. Open University Press.

Faria, S. E., & Coutinho, A. F. (2015). Educação Científica em ação: a cartografia das controvérsias como prática de cidadania técnico-científica. Caderno de Pesquisa, 22(3), 133–147. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v22.n3.p.133-147

Feyerabend, P. K. (1975). Against Method. Verso.

Figueiredo, A. F. A., Nobre, J. C. L., Allain, L. R., & Paes, S. R. (2020). O Encontro de Saberes como expansão epistêmica: percursos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Revista Mundaú, 9, 50–67.

Freeman, S., & Herron, J. C. (2009). Análise evolutiva. Artmed.

Freitas, A. P. S., & Coutinho, F. A. (2018). Performando um espaço de reflexão sobre sistemas de conhecimento a partir de um debate: experiência em uma turma de licenciatura em educação do campo. Cadernos CIMEAC, 8(1), 283–302. https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2832

Hanson, N. R. (1958). Patterns of Discovery. Cambridge University Press.

Harding, S. (2015). Objectivity and Diversity: Another Logic of Scientific Research. University of Chicago Press.

Kuhn, T. S. (1978). A estrutura das revoluções científica (Obra original publicada em 1962). Perspectiva.

Lacey, H. (2020). Objectivity and Science Education. Science & Education, 29(1), 199–201. https://doi.org/10.1007/s11191-019-00082-w

Ladyman, J. (2002). Understanding philosophy of science. Routledge.

Latour, B. (2000). Ciência em ação. Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Editora da UNESP.

Latour, B., & Woolgar, S. (1997). Vida de laboratório. A produção dos fatos científicos. Relume Dumará.

Latour, B. (2001). A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. EDUSC.

Lederman, N. G. (2010). Nature of Science: past, present, and future. In S. K. Abell & N. G. Lederman (Eds.), Handbook of research on Science education. Routledge.

Lewis, B. F., & Aikenhead, G. S. (2001). Introduction: Shifting Perspectives from Universalism to Cross-Culturalism. Science Education, 85, 3–5.

Lima, N. W., Ostermann, F., & Cavalcanti, C. J. H. (2018). A não-modernidade de Bruno Latour e suas implicações para a Educação em Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(2), 367–388.

Lima, N. W., Vazata, P. A. V., Ostermann, F., Cavalcanti, C. J. de H., & Moraes, A. G. (2019). Educação em Ciências nos Tempos de Pós-Verdade: Reflexões Metafísicas a partir dos Estudos das Ciências de Bruno Latour. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 155–189. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u155189

Matthews, M. R. (2018). New Perspectives in History, Philosophy and Science Teaching: An Introduction. In M. R. Matthews, M. R. (Ed.), History, Philosophy, and Science Teaching. https://doi.org/10.1007/978-3-319-62616-1

Melo, M. F. A. Q. (2007). Seguindo as pipas com a metodologia da TAR. Revista do Departamento de Psicologia, 19(1), 169–186. https://doi.org/10.1590/S0104-80232007000100013

Niaz, M. (2018). Evolving Nature of Objectivity in the History of Science and its Implications for Science Education. Springer.

Pierce, C. (2015). Learning about a fish from ANT: acotr network theory and science education in the postgenomic era. Cultural Studies of Science Education, 10, 83–107. https://doi.org/10.1007/s11422-013-9498-3

Psillos, S. (2007). Philosophy of Science A–Z. Edinburgh University Press.

Reis, A. L., & Silva, F. A. R. (2021). Seguindo um chargista em tempos de pandemia e recrutando aliados para a educação científica. Olhar de Professor, (24), 1–12.

Reiss, J., & Sprenger, J. (2017). “Scientific Objectivity”. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. https://plato.stanford.edu/archives/win2017/entries/scientific-objectivity

Rezzadori, C. B. D. B., & Oliveria, M. A. (2011). A Rede Sociotécnica de um Laboratório de Química do Ensino Médio. Experiências Em Ensino de Ciências, 6(3), 16–37.

Shapin, S. (1988). Following scientists around. Social Studies of Science, 18(3), 533–550.

Smith, M. U., & Scharmann, L. C. (1999). Defining versus Describing the Nature of Science: A Pragmatic Analysis for Classroom Teachers and Science Educators. Science Education, 83, 493–509. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-237X(199907)83:4%3C493::AID-SCE6%3E3.0.CO;2-U

Stefanidou, C., & Skordoulis, C. (2014). Subjectivity and Objectivity in Science: An Educational Approach. Advances in Historical Studies, (3), 183–193.

Suppe, F. (1989). The semantic conception theories and scientific realism. University of Illinois Press.

Zanatta, R. P. P, & Filho, N. C. S. (2020). O Ensino de Ciências e a leitura da modernidade e da pós-modernidade por Bruno Latour: reflexões acerca do surgimento de pós-verdades e concepções alternativas no Ensino de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Fundamental II. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 37(3), 1469–1495. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1469

Downloads

Publicado

2022-07-29

Como Citar

Coutinho, F. Ângelo, Lobo, S. I. S., Freitas, A. P. S., Viana, B. M. M., & von Linsingen, I. (2022). Contribuições para a Compreensão da Natureza da Ciência na Educação em Ciências: um Estudo a Partir da Concepção Latouriana Sobre a Fabricação da Objetividade Científica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e35690, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u817840

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)