Contribuições para a Compreensão da Natureza da Ciência na Educação em Ciências: um Estudo a Partir da Concepção Latouriana Sobre a Fabricação da Objetividade Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u817840

Palavras-chave:

Objetividade Científica, Natureza da Ciência, Estudos de Ciência, Bruno Latour

Resumo

O presente artigo teórico parte da constatação já alicerçada na comunidade de pesquisadores em educação de que ensinar ciência é também ensinar sobre a natureza da ciência. Procurando contribuir para esta proposta de pesquisa e ensino, analisamos a construção da objetividade científica, sob a perspectiva de Bruno Latour, em três momentos distintos: a pesquisa em laboratório, o posicionamento argumentativo do artigo científico e a circulação mais ampla do conhecimento na comunidade científica e nos contextos socioculturais. Discutimos as implicações para a compreensão da natureza da ciência e, ao final, apontamos algumas questões de pesquisa e consequências para o ensino.

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Publicado

2022-07-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições para a Compreensão da Natureza da Ciência na Educação em Ciências: um Estudo a Partir da Concepção Latouriana Sobre a Fabricação da Objetividade Científica. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e35690, 1-24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u817840

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