A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação

Autores

  • Célia Maria Soares Gomes de Sousa Universidade de Brasília/Instituto de Física
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Instituto de Física
  • Thiago Alexandre Melo Matheus Universidade de Brasília/Instituto de Física

Resumo

Neste estudo analisamos o desempenho de alunos universitários em uma disciplina de Física Experimental que aborda o conteúdo de Eletromagnetismo, em nível de Física Geral. Tal análise procedeu-se à luz da teoria dos campos conceituais de Vergnaud. Para isso, delineamos situações e materiais instrucionais, implementados ao longo do estudo, que foram construídos visando promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos e a resolução de situações-problema experimentais, no contexto do laboratório didático onde ocorrem as aulas da disciplina em questão. Esse trabalho nos forneceu evidências de que, de fato, o estudo do domínio dos campos conceituais, pelos alunos, é um trabalho de longo prazo, que deve ser feito em vários ciclos ou etapas, com o aperfeiçoamento da metodologia e dos materiais utilizados, na medida em que se percebe o progressivo domínio, por parte dos alunos, dos campos conceituais em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-22

Como Citar

Sousa, C. M. S. G. de, Moreira, M. A., & Matheus, T. A. M. (2011). A resolução de situações-problema experimentais no campo conceitual do eletromagnetismo: uma tentativa de identificação de conhecimentos-em-ação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4058

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>