Uma Revisão de Literatura sobre Trabalhos em Representações Sociais relacionados ao Ensino de Física
Palavras-chave:
Revisão de literatura, representações sociais, ensino de Física.Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre representações sociais relacionadas ao ensino de ciências, especialmente da Física. O objetivo é traçar um panorama de publicações na área de ensino de Física que focam as representações sociais, uma vez que estas podem fazer parte das ideias prévias de um determinado público. A identificação dessas representações pode fornecer indícios da influência dos meios de divulgação sobre as concepções dos indivíduos a respeito de conceitos científicos. Tais representações integram o conhecimento prévio do aluno e, se forem considerados relevantes por ele, terão papel fundamental, não necessariamente no sentido de contribuir, para a ocorrência de aprendizagem da Física. Apesar do número reduzido de trabalhos sobre representações sociais no ensino de Física, observam-se alguns esforços iniciais de investigação com este referencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.