Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: um estudo com professores do ensino secundário
Resumo
Esta comunicação descreve um estudo realizado com um grupo de professores de Matemática do Ensino Secundário, a Segunda de quatro fases de um estudo mais amplo, que pretende compreender a forma de promover, em quatro professores de Matemática deste nível de ensino, uma evolução representacional que conduza a uma prática que favoreça a aprendizagem significativa da Matemática. A metodologia deste estudo é qualitativa. A recolha de dados baseou-se no inquérito; todos os sujeitos da amostra (n=124) realizaram uma tarefa projectiva (teste de evocação hierarquizada), fizeram uma tarefa de controle da centralidade (teste de reconhecimento do objecto) e responderam a um questionário individual (versão 3). A análise dos dados baseou-se em categorias previamente definidas. O principal objectivo desta investigação foi identificar, caracterizar e descrever representações sociais da Matemática, seu ensino e aprendizagem, destes professores de Matemática do Ensino Secundário e identificar os elementos centrais dessas mesmas representações. Relativamente a estes professores de Matemática enumeram-se as principais conclusões deste estudo: (1) foram identificadas e caracterizadas representações sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem, relativamente às dimensões epistemológica, pedagógica, afectiva e sócio-cultural e possíveis relações entre elas; (2) foi possível identificar o núcleo central de representações destas representações sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-09
Como Citar
Graça, M., & Moreira, M. A. (2011). Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: um estudo com professores do ensino secundário. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4072
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.