Abordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médio

Autores

  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo Departamento de Física, Centro de Ciências Exatas e da Terra, UFMT, Cuiabá, Brasil
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física da UFRGS Caixa Postal 15051 - 91501-970 Porto Alegre, RS, Brasil

Resumo

A componente experimental do trabalho foi realizada em duas escolas de Ensino Médio da rede particular da cidade de Cuiabá, Brasil, envolvendo cerca 100 alunos, para os quais foram ministrados conteúdos sobre os conceitos fundamentais da MQ na Interpretação de Copenhagen (não determinismo e complementaridade), sendo que, numa das escolas, isso ocorreu após o ensino do tópico “ondulatória”, na perspectiva do ensino da Física Clássica, e na outra escola, antes do ensino deste tópico. Os instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem dos alunos, foram avaliações escritas com questões objetivas e questões abertas. Os dados obtidos foram interpretados através de análise fenomenográfica. Os resultados obtidos indicam que os alunos não apresentaram dificuldades em aprender os conceitos quânticos abordados que sejam maiores que as dificuldades em aprender conceitos clássicos. Foram também identificadas algumas concepções com relação aos conceitos de complementaridade e não determinismo que podem fornecer subsídios sobre como os aprendizes constroem uma aprendizagem potencialmente significativa sobre os conceitos fundamentais da MQ.

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Publicado

2011-03-13

Como Citar

Paulo, I. J. C. de, & Moreira, M. A. (2011). Abordando conceitos fundamentais da mecânica quântica no nível médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4082

Edição

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