Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5º a 8º série do ensino fundamental

Autores

  • Patricia Visintainer Pino Instituto de Física – UFRGS - Caixa Postal 15051 - 91501-970 Porto Alegre, RS
  • Fernanda Ostermann Instituto de Física – UFRGS - Caixa Postal 15051 - 91501-970 Porto Alegre, RS
  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS - Caixa Postal 15051 - 91501-970 Porto Alegre, RS

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções epistemológicas veiculadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) na área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Mostramos a falta de comprometimento dos PCNs em tomar uma posição frente aos referenciais teóricos atuais para a epistemologia e a filosofia da Ciência reconhecidos pela área de pesquisa em ensino de Ciências. Concluímos que essa carência de referenciais teóricos acaba induzindo os professores a uma visão empirista- indutivista de produção de conhecimento ainda predominante no ensino de Ciências. A análise é feita a partir do livro de introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais e anexos da área de Ciências Naturais de quinta a oitava séries do ensino fundamental.

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Publicado

2011-02-23

Como Citar

Pino, P. V., Ostermann, F., & Moreira, M. A. (2011). Concepções epistemológicas veiculadas pelos parâmetros curriculares nacionais na área de ciências naturais de 5º a 8º série do ensino fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4059

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