Liderança e Gênero em um debate acadêmico entre graduandos em Física

Autores

  • Paulo Lima Junior PPG Ensino de Física/ Instituto de Física/ UFRGS
  • Fernanda Ostermann Departamento de Física/ Instituto de Física/ UFRGS
  • Flavia Rezende Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/ UFRJ

Resumo

A presente pesquisa buscou investigar a construção de lideranças na dinâmica discursiva de um debate sobre Mecânica Quântica entre estudantes de um curso de graduação em Física e possíveis relações com as diferenças de gênero. Reconhece-se como pressuposto que a linguagem está atada à vida social concreta e que, por essa razão, podemos conhecer alguns aspectos da vida social por meio de uma análise dos usos da linguagem. Uma análise do debate pautada em Lemke (1997) buscou detectar, entre os participantes, quais estariam exercendo o papel de liderança. Como resultado, foi possível perceber que a liderança durante a atividade foi majoritariamente exercida por meninos. As estratégias utilizadas pelas meninas para lidar com a dominação masculina foram analisadas e discutidas. Acreditamos que a consciência das disparidades de gênero ligadas às relações de poder pode auxiliar os professores a promover uma participação mais equilibrada dos estudantes na construção dos significados científicos.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Junior, P. L., Ostermann, F., & Rezende, F. (2011). Liderança e Gênero em um debate acadêmico entre graduandos em Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3990

Edição

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