Liderança e Gênero em um debate acadêmico entre graduandos em Física
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar a construção de lideranças na dinâmica discursiva de um debate sobre Mecânica Quântica entre estudantes de um curso de graduação em Física e possíveis relações com as diferenças de gênero. Reconhece-se como pressuposto que a linguagem está atada à vida social concreta e que, por essa razão, podemos conhecer alguns aspectos da vida social por meio de uma análise dos usos da linguagem. Uma análise do debate pautada em Lemke (1997) buscou detectar, entre os participantes, quais estariam exercendo o papel de liderança. Como resultado, foi possível perceber que a liderança durante a atividade foi majoritariamente exercida por meninos. As estratégias utilizadas pelas meninas para lidar com a dominação masculina foram analisadas e discutidas. Acreditamos que a consciência das disparidades de gênero ligadas às relações de poder pode auxiliar os professores a promover uma participação mais equilibrada dos estudantes na construção dos significados científicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Junior, P. L., Ostermann, F., & Rezende, F. (2011). Liderança e Gênero em um debate acadêmico entre graduandos em Física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3990
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.