Educação ambiental: um olhar sobre dissertações e teses
Resumo
O trabalho apresenta um panorama da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil a partir da localização de dissertações e teses produzidas em educação ambiental em distintos programas de pós-graduação, identificando os autores dos trabalhos, seus orientadores, as instituições de ensino, os programas de pós-graduação e as temáticas envolvidas nas pesquisas. Analisa também os resumos de 132 dissertações de mestrado dos programas de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e do mestrado em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Os dados sugerem a emergência da pesquisa em Educação Ambiental aliada aos grandes eventos relacionados à área como a Rio-92 e à divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, as quais têm o Meio Ambiente e Saúde como tema transversal. Aponta-se, portanto, a necessidade de realizar estudos, inclusive para a obtenção de mais dados, de modo a melhor caracterizar as pesquisas realizadas na área de Educação Ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-20
Como Citar
Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2011). Educação ambiental: um olhar sobre dissertações e teses. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4047
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.