UM BRINDE AOS 25 ANOS DA RBPEC: Uma História de Consolidação e Divulgação da Educação em Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u423433Palavras-chave:
RBPEC, Editorial, Editorial 25 anos, Pesquisa em Educação em CiênciasResumo
Prestes a completar 25 anos de existência, a Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências se consolida como um importante veículo de divulgação de publicações de resultados de pesquisas na área de Educação em Ciências. Diante disso, a escrita deste editorial representa um momento importante de nosso coletivo compartilhar com nossos colaboradores, leitores, autores e pareceristas o que conseguimos realizar, nossos desafios e expectativas.
Downloads
Referências
Cyrino. M. C. C., Rizatti, I., & Roças, G. (2023). Os desafios da área de Ensino: é caminhando que se faz o caminho. Revista Bolema, 37(76), i-xvi. https://doi.org/10.1590/1980-4415v37n76e01
Moreira, M. A. (2011). A área de ensino de ciências e matemática na CAPES: panorama 2001/2002 e critérios de qualidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1), 36–59. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4149
Ramos, C. R., & Silva, J. A. (2016). A emergência da área de Ensino de Ciências e Matemática da CAPES enquanto comunidade científica: um estudo documental. Investigações em Ensino de Ciências, 19(2), 363–380. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/84
Rossit, R. A., Magalhães, C. R., Rizzatti, I. M., & Rôças, G. (2024). Avaliação Qualitativa da Pós-Graduação na Área de Ensino: Qualidade dos Dados e Desafios na Modalidade Profissional. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 24, e53972, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u12731296
Villani, A., Mattos, C., Martins, I., Sasseron, L. H., Justi, R., Selles, S. (2021). Editorial Comemorativo dos 20 anos da RBPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 21, e35017, 1–31. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u563593
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aline Andréia Nicolli, Márcia Gorette Lima da Silva, Silvania Sousa do Nascimento, Suzani Cassiani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
