“Modos de Fazer” Elaborados por Professores de Biologia como Produção de Conhecimento Escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181269

Keywords:

conhecimento escolar, professor de Biologia, saberes docentes.

Abstract

Esta investigação focaliza os vínculos entre os saberes mobilizados no exercício da docência e os objetos de ensino com os quais professores de Biologia lidam no cotidiano de suas práticas. Buscou-se compreender como os professores mobilizam esses saberes para tornar os conhecimentos biológicos ensináveis para os alunos. As orientações metodológicas inspiram-se em estudos de tipo etnográfico para combinar diferentes procedimentos de tomada de dados: questionários; entrevistas e a observações diretas de aulas com registro em diário de campo e vídeo. O campo empírico envolveu três escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual, localizadas na zona urbana de Vitória da Conquista, Bahia, com participação de seis professores de Biologia. Neste trabalho, por meio de um processo de triangulação, os dados produzidos junto a três desses docentes foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo temática, o que permitiu identificar em palavras, frase ou resumo, a gama de relações presentes nos registros dos dados. Os resultados indicam que, na produção do conhecimento escolar, os saberes dos professores são traduzidos na prática pela combinação de diferentes “modos de fazer”, favorecendo a aprendizagem dos conteúdos biológicos. Nesse sentido, estes modos indicam certa vinculação entre seus saberes e os objetos de ensino, remetendo a processos de rotinização das atividades docentes no interior da cultura escolar. O exame desses “modos de fazer” mostra a mobilização de saberes da experiência mais específicos de professores de Biologia, que, quando articulados a outros saberes, configuram formas de produção do conhecimento escolar.

Author Biographies

  • Edinaldo Medeiros Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Estadual do Sudoete da Bahia
  • Sandra Escovedo Selles, Universidade Federal Fluminense - UFF
    Professora Titular da Universidade Federal Fluminense

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Published

2018-04-30

How to Cite

“Modos de Fazer” Elaborados por Professores de Biologia como Produção de Conhecimento Escolar. (2018). Brazilian Journal of Research in Science Education, 1(2), 269-299. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018181269