Formação de professores de física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino
Abstract
Relatam-se aqui resultados de pesquisa que objetivou analisar o impacto de uma disciplina de Prática de Ensino de Física na atuação de uma amostra de licenciandos, quando submetidos à situação de estágio de regênc ia. O estágio foi desenvolvido em uma escola pública e uma das atividades programadas foi o planejamento e desenvolvimento de um curso denominado “O outro lado da Física”, ministrado a alunos de ensino médio pelos licenciandos, sob supervisão do docente da disciplina. A gravação dos episódios de ensino, as sessões de reflexão sobre a ação dos licenciandos e, principalmente, a interpretação de seus discursos, expressos em seus relatórios individuais de estágio, permitiram verificar a apropriação de alguns pontos que identificam os referenciais teóricos utilizados pelo professor de Prática de Ensino quando da preparação para o estágio supervisionado. Exemplificamos neste artigo fragmentos de um dos relatórios analisados, mostrando que a ideologia implícita nas atitudes pedagógicas dos licenciandos, em geral, reforça o paradigma da racionalidade técnica, cujo discurso aproxima-se do que a literatura classifica como discurso pedagógico autoritário. Observam-se também nos relatórios indícios de discurso polêmico. Em vários excertos analisados, é possível constatar que persiste na prática pedagógica dos licenciandos explicitamente uma dissociação entre a teoria e a prática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.