O que dizem os estudos da linguagem na educação científica?

Autores

  • Cristhiane Cunha Flôr Departamento de Química Universidade Federal de Viçosa
  • Suzani Cassiani Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica Departamento de Metodologia de Ensino Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Linguagem, Educação Científica, Análise do Discurso Francesa, Leitura, Formação de Leitores

Resumo

Considerando a importância da linguagem na elaboração do conhecimento científico por parte dos estudantes, o presente estudo busca compreender como se deu a incorporação e articulação entre Estudos da Linguagem e Educação Científica através da realização de um levantamento bibliográfico. Compreendemos a linguagem como espaço de constituição dos sujeitos e, desde esse ponto de vista, os homens, sujeitos constituídos na história, apreendem através da linguagem conceitos que os permitem compreender o mundo e nele agir. Entre os trabalhos levantados ao realizar o estudo, aparecem os seguintes temas articulando Estudos da Linguagem e Educação Científica: Linguagem enquanto produto do pensamento; O caráter metafórico da linguagem; A linguagem como ferramenta; Os professores – formados ou em formação – e sua relação com a leitura; Leitura: foco no texto ; Leitura: o texto em funcionamento; A preocupação com a formação do leitor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-17

Como Citar

Flôr, C. C., & Cassiani, S. (2012). O que dizem os estudos da linguagem na educação científica?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 67–86. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4197

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)