O que dizem os estudos da linguagem na educação científica?
Palabras clave:
Linguagem, Educação Científica, Análise do Discurso Francesa, Leitura, Formação de LeitoresResumen
Considerando a importância da linguagem na elaboração do conhecimento científico por parte dos estudantes, o presente estudo busca compreender como se deu a incorporação e articulação entre Estudos da Linguagem e Educação Científica através da realização de um levantamento bibliográfico. Compreendemos a linguagem como espaço de constituição dos sujeitos e, desde esse ponto de vista, os homens, sujeitos constituídos na história, apreendem através da linguagem conceitos que os permitem compreender o mundo e nele agir. Entre os trabalhos levantados ao realizar o estudo, aparecem os seguintes temas articulando Estudos da Linguagem e Educação Científica: Linguagem enquanto produto do pensamento; O caráter metafórico da linguagem; A linguagem como ferramenta; Os professores – formados ou em formação – e sua relação com a leitura; Leitura: foco no texto ; Leitura: o texto em funcionamento; A preocupação com a formação do leitor.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-01-17
Cómo citar
Flôr, C. C., & Cassiani, S. (2012). O que dizem os estudos da linguagem na educação científica?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 67–86. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4197
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.