Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões

Autores

  • Alexandre Giacomini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / RS
  • Cristiane Muenchen UFSM

Palavras-chave:

Processo formativo, abordagem temática, três momentos pedagógicos, construção coletiva.

Resumo

O presente trabalho abarca a estruturação e análise de um processo formativo de um grupo de professores de uma escola estadual da região central do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Este processo formativo procura dialogar sobre a abordagem temática de inspiração freireana e a abordagem temática com repercussões educacionais do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na prática destes profissionais. A dinâmica organizacional utilizada para este processo foi dos Três Momentos Pedagógicos. A metodologia característica desta pesquisa embasa-se numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utiliza-se a análise textual discursiva como procedimento de análise dos dados coletados através da análise documental produzida pelos professores e de registros escritos sob a forma de diários do pesquisador. Dentre os resultados apresentados, estão as categorias “abordagem tradicional x abordagem temática” e “construção coletiva” como formas de corroborar com um novo estilo de pensamento curricular que é a abordagem temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Giacomini, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / RS

Formado em Física - LP pela UFSM, Especialista em educação por duas vezes pela FACINTER e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM. Também atuo como professor da rede estadual do RS desde de 2004. 

Cristiane Muenchen, UFSM

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Adjunta da área de Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências/Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores nas modalidades presencial e a distância, Configurações Curriculares mediante o enfoque CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências/Física.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

Giacomini, A., & Muenchen, C. (2015). Os três momentos pedagógicos como organizadores de um processo formativo: algumas reflexões. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(2), 339–355. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4317

Edição

Seção

Artigos