A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972–2011): Base Institucional e Tendências Temáticas e Metodológicas

Autores

  • Paulo Marcelo Marini Teixeira Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) http://orcid.org/0000-0001-9359-7763
  • Jorge Megid Neto Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172521

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Dissertações, Teses, Estado da Arte.

Resumo

O artigo analisa a produção acadêmica expressa em dissertações e teses em Ensino de Biologia, defendidas no período 1972–2011 em programas de pós-graduação existentes no Brasil. Identificamos 1000 documentos, examinados conforme os seguintes descritores: i) ano de defesa; ii) instituições de origem e distribuição geográfica; iii) titulação; iv) orientadores; v) nível escolar; vi) focos temáticos; vii) gêneros de trabalho acadêmico. Nos resultados, após explicitar detalhes sobre a base institucional sustentadora desse campo investigativo no país, algumas tendências que marcam os estudos nesta subárea relativa à Educação em Ciências são apontadas, sobretudo em relação aos níveis de ensino privilegiados, linhas temáticas e problemáticas investigadas, além de alguns elementos caracterizadores dos trabalhos examinados do ponto de vista teórico-metodológico.

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Biografia do Autor

Paulo Marcelo Marini Teixeira, Departamento de Ciências Biológicas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doutorado em Educação

Doutorado em Educação

Mestrado em Educação para a Ciência

Departamento de Ciências Biológicas

Jorge Megid Neto, Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação

Faculdade de Educação

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Teixeira, P. M. M., & Megid Neto, J. (2017). A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972–2011): Base Institucional e Tendências Temáticas e Metodológicas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(2), 521–549. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172521

Edição

Seção

Artigos