Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia

Autores/as

  • Adriana Gonçalves Soares Instituto Educacional Gabriela Leopoldina Prefeitura de Belo Horizonte
  • Francisco Ângelo Coutinho Pontifícia Universidade Católica de Minas Ger

Resumen

Esse artigo apresenta a análise do desenvolvimento de uma atividade, planejada segundo a abordagem sociocultural e avaliada de acordo com a abordagem psicológica sociointeracionista do discurso, que tem como objetivo a contribuição para o Letramento Científico e para o estudo da História e Filosofia da Ciência. A pesquisa foi realizada com 27 alunos do 1o ano do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte. Compararam-se duas resenhas escritas a partir da discussão de fragmentos de textos sobre evolução de Lamarck, Darwin e Wallace, uma feita antes e a outra depois da realização da atividade. Utilizaram-se como parâmetro de análise os aspectos que caracterizam a arquitetura interna dos textos, segundo Bronckart. A atividade proposta neste trabalho apresentou uma contribuição para o desenvolvimento do Letramento Científico, pois permitiu que treze dos vinte e sete alunos pesquisados produzissem resenhas com um avanço de acordo com os critérios definidos para a análise.

Publicado

2011-02-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Leitura, discussão e produção de textos como recurso didático para o ensino de biologia. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4003

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