Analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio

Autores/as

  • Paula Cristina Cardoso Mendonça Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG e Colégio Técnico, UFMG
  • Rosária Justi Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, UFMG e Departamento de Química, Instituto de Ciências Exatas, UFMG
  • Mary Mendes de Oliveira Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira

Resumen

Neste artigo é relatada uma pesquisa desenvolvida com alunos do ensino médio de diferentes escolas, no qual eles foram solicitados a elaborar uma analogia para explicar como uma ligação química ocorre. Após a elaboração da analogia, os alunos responderam algumas questões que tinham como objetivo fazê-los avaliar criticamente suas analogias, apontando aspectos positivos e negativos das mesmas. O questionário ainda sondava o grau de dificuldade vivido pelos alunos nessa atividade. A análise das respostas dos alunos evidenciou que menos da metade da amostra pesquisada conseguiu formular uma analogia estabelecendo relações coerentes entre seus domínios. Isso demonstrou os problemas de aprendizagem dos alunos com o tema ligação química, o que favoreceu o diagnóstico das principais concepções alternativas deles sobre o assunto. Isto foi importante para dar suporte às professoras nas intervenções seguintes do processo de ensino, retomando as principais dúvidas dos alunos. Com base nas respostas dos alunos são discutidas algumas implicações para professores interessados em trabalhar com analogias como estratégia de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-02-20

Cómo citar

Mendonça, P. C. C., Justi, R., & Oliveira, M. M. de. (2011). Analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4051

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2