Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS

Autores/as

  • Tainam Amorim Santana Programa de PG Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ana Paula Solino Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Paulo Marcelo Marini Teixeira UESB

Palabras clave:

Ensino de Biologia, Educação Alimentar, Movimento CTS

Resumen

Analisamos os resultados de uma pesquisa de intervenção que envolveu a aplicação de uma sequência didática desenvolvida junto a alunos da 3ª série do ensino médio no campo das temáticas ligadas ao processo digestivo humano e educação alimentar. O trabalho foi balizado pelos pressupostos do Movimento CTS. Os dados foram coletados ao longo de todo o processo e a análise desenvolvida por meio das seguintes categorias: i) articulação da tríade CTS; ii) metodologia de ensino e recursos didáticos utilizados; iii) percepção dos alunos e dos pesquisadores sobre o processo de ensino e aprendizagem. Ao final do trabalho realizado, consideramos que a sequência didática proporcionou a construção de conhecimentos científicos e a participação dos estudantes em diversas discussões, além de gerar maior interesse pelas temáticas estudadas num ambiente de sala de aula que potencializou a interação entre os alunos. Inferimos que o curso realizado revelou-se uma interessante proposta de ensino, abrindo espaço, em sala de aula, para o aprofundamento do estudo de temas relacionados à biologia do sistema digestivo e às questões sociocientíficas correlatas e, de forma mais ampla, para a adoção de uma perspectiva de ensino preocupada com a formação para a cidadania.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tainam Amorim Santana, Programa de PG Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda do Programa de PG em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2011-2013)Licenciada em Biologia (UFS)

Ana Paula Solino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrado - Programa de PG em Educação Científica e Formação de Professores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013)Licenciada em Pedagogia (UESC)

Paulo Marcelo Marini Teixeira, UESB

Doutor em Educação (Unicamp, 2008);Mestre em Educação para a Ciência (Unesp-Bauru, 2000)Licenciado em BiologiaCoordenador do Programa de PG Educação Científica e Formação de ProfessoresUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Publicado

2015-07-31

Cómo citar

Santana, T. A., Solino, A. P., & Teixeira, P. M. M. (2015). Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 105–122. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4304