Nossa alimentação: análise de uma sequência didática estruturada segundo referenciais do Movimento CTS
Palabras clave:
Ensino de Biologia, Educação Alimentar, Movimento CTSResumen
Analisamos os resultados de uma pesquisa de intervenção que envolveu a aplicação de uma sequência didática desenvolvida junto a alunos da 3ª série do ensino médio no campo das temáticas ligadas ao processo digestivo humano e educação alimentar. O trabalho foi balizado pelos pressupostos do Movimento CTS. Os dados foram coletados ao longo de todo o processo e a análise desenvolvida por meio das seguintes categorias: i) articulação da tríade CTS; ii) metodologia de ensino e recursos didáticos utilizados; iii) percepção dos alunos e dos pesquisadores sobre o processo de ensino e aprendizagem. Ao final do trabalho realizado, consideramos que a sequência didática proporcionou a construção de conhecimentos científicos e a participação dos estudantes em diversas discussões, além de gerar maior interesse pelas temáticas estudadas num ambiente de sala de aula que potencializou a interação entre os alunos. Inferimos que o curso realizado revelou-se uma interessante proposta de ensino, abrindo espaço, em sala de aula, para o aprofundamento do estudo de temas relacionados à biologia do sistema digestivo e às questões sociocientíficas correlatas e, de forma mais ampla, para a adoção de uma perspectiva de ensino preocupada com a formação para a cidadania.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.