Percepção de discentes de Fisioterapia sobre sua formação acadêmica em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.14800Palavras-chave:
Saúde mental, Fisioterapia, Integralidade, CurrículoResumo
Atualmente têm sido exigidas do profissional fisioterapeuta novas habilidades para atuar no campo da saúde mental, o que requer que o ensino e a formação universitária incorporem essas mudanças. A pesquisa objetivou conhecer a percepção dos discentes de um curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior do estado de Alagoas a respeito da formação em saúde mental. Utiliza a metodologia do estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 12 participantes estagiários do último ano de formação. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e essas informações foram submetidas à análise de conteúdo. Os alunos classificaram os conhecimentos adquiridos por meio da matriz curricular, relacionados ao campo da saúde mental, como pouco eficazes na prática; reconheceram a importância quanto à atuação do fisioterapeuta na demanda de cuidado e colocaram o preconceito e o estigma social da saúde mental como desafios a serem superados.
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