Percepção de discentes de Fisioterapia sobre sua formação acadêmica em saúde mental

Autores

  • Murillo Nunes de Magalhães Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4097-5959
  • Mara Cristina Ribeiro, Sr.ª Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6963-8158

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.14800

Palavras-chave:

Saúde mental, Fisioterapia, Integralidade, Currículo

Resumo

Atualmente têm sido exigidas do profissional fisioterapeuta novas habilidades para atuar no campo da saúde mental, o que requer que o ensino e a formação universitária incorporem essas mudanças. A pesquisa objetivou conhecer a percepção dos discentes de um curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior do estado de Alagoas a respeito da formação em saúde mental. Utiliza a metodologia do estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 12 participantes estagiários do último ano de formação. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e essas informações foram submetidas à análise de conteúdo. Os alunos classificaram os conhecimentos adquiridos por meio da matriz curricular, relacionados ao campo da saúde mental, como pouco eficazes na prática; reconheceram a importância quanto à atuação do fisioterapeuta na demanda de cuidado e colocaram o preconceito e o estigma social da saúde mental como desafios a serem superados.

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Biografia do Autor

Murillo Nunes de Magalhães, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Mestre em Ensino na Saúde e Tecnologia – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu UNCISAL (2019). Possui especialização em Saúde Pública pela UFAL (2016); especialização em Fisioterapia Neurofuncional pela FIR (2008); graduação em Fisioterapia pelo CESMAC (2006) e capacitação em Saúde Mental (2019). Atua principalmente nos seguintes temas: saúde pública, fisioterapia hospitalar e saúde mental.

Mara Cristina Ribeiro, Sr.ª, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Membro fundadora da Academia Alagoana de Educação. Possui doutorado em Ciências (2012) e mestrado em Enfermagem Psiquiátrica (2005), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (2002) e graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1996). É professora titular da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). 

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Publicado

04-02-2020

Como Citar

MAGALHÃES, M. N. de; RIBEIRO, M. C. Percepção de discentes de Fisioterapia sobre sua formação acadêmica em saúde mental. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.14800. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/14800. Acesso em: 28 mar. 2024.

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