Proposta, estrutura curricular e conteúdos de saúde mental abordados na formação dos futuros enfermeiros

Autores

  • John Victor dos Santos Silva Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4671-102X
  • Patrícia de Cássia Ruela Palmiéri Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0918-9888
  • Thyara Maia Brandão Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4630-6956
  • Amanda Cavalcante de Macêdo Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4630-2771
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6963-8158
  • Ronildo Alves dos Santos Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3364-7727

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38292

Palavras-chave:

Bacharelado em Enfermagem, educação em Enfermagem, saúde mental, Enfermagem psiquiátrica

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a proposta, a estrutura curricular e os conteúdos de saúde mental abordados na formação do enfermeiro em uma capital do Nordeste brasileiro. Trata-se de pesquisa documental, na qual o conjunto de documentos analisados foi composto por projetos pedagógicos, matrizes curriculares, planos de ensino e cronogramas das disciplinas de saúde mental de cursos de graduação em Enfermagem. Para a análise dos dados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Observa-se, neste estudo, que os documentos institucionais apresentam pouca inserção referente aos aspectos da saúde mental na proposta dos cursos; as estruturas das disciplinas apresentam alguns aspectos semelhantes e distintos; e os conteúdos abordados demonstram uma transversalidade para a formação do enfermeiro em diversos cenários e contextos. Percebe-se que a formação é direcionada ao serviço especializado, mas com transversalidade nos conteúdos dos demais níveis de atenção em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Victor dos Santos Silva, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão em Saúde Mental pela Universidade de Araraquara (UNIARA).

Patrícia de Cássia Ruela Palmiéri, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Enfermeira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFAL-MS).

Thyara Maia Brandão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Docente do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Amanda Cavalcante de Macêdo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Linguística e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão em Saúde. Docente do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências e mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (USP). Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

Ronildo Alves dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Filósofo. Doutor e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

BAIÃO, Juliana Jesus; MARCOLAN, João Fernando. Labirintos da formação em Enfermagem e a Política Nacional de Saúde Mental. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 73, suppl. 1, e20190836, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0836. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/j7Wpy5gZZxvbN88hhmyrZWH/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 07 jan. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2016.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 10.216, de 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Brasília, 06 abr. 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10216.htm. Acesso em: 08 abr. 2022.

CHOI, Yan-Jung. Undergraduate students' experiences of an integrated psychiatric nursing curriculum in Korea. Issues in Mental Health Nursing, v. 37, n. 8, p. 596-601, 2016. DOI: https://doi.org/10.3109/01612840.2016.1172142. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27145086/. Acesso em: 07 jan. 2022.

EMERICH, Bruno Ferrari; ONOCKO-CAMPOS, Rosana. Formação para o trabalho em saúde mental: reflexões a partir das concepções de sujeito, coletivo e instituição. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.170521 Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/TSZggH6sbGfGNxvr6Qx944M/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jan. 2022.

HAPPELL, Brenda; MCALLISTER, Margaret. The views of heads of schools of nursing about mental health nursing content in undergraduate programs. Issues in Mental Health Nursing, v. 35, n. 5, p. 330-336, 2014. DOI: https://doi.org/10.3109/01612840.2013.863413. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24766167/. Acesso em: 07 jan. 2022.

KRIPKA, Rosana; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa Lara. Pesquisa documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. CIAIQ2015, v. 2, p. 243-247, 2015. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/252. Acesso em: 08 jan. 2022.

MARTINS, Gizele da Conceição Soares; PERES, Maria Angélica de Almeida; SANTOS, Tânia Cristina Franco; QUEIRÓS, Paulo Joaquim Pina; PAIVA, Carolina Fraga; ALMEIDA FILHO, Antonio José de. Ensino de graduação em enfermagem em saúde mental como aliado à consolidação do movimento de reforma psiquiátrica. Escola Anna Nery – Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, p. e20180164, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0164. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/yHkjGSFDJmWmZ9zt8sjsCLr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jan. 2022.

MOREIRA, Daiana de Jesus; BOSI, Maria Lucia Magalhães. Qualidade do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial: experiências de usuários no Nordeste do Brasil. Physis: Revista de saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312019290205. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/mjgwj7Y7jH43BQBPXGCtYrb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08. fev. 2022.

MOXHAM, Lorna; MCCANN, Terence; USHER, Kim; FARRELL, Gerry; CROOKES, Patrick. Mental health nursing education in preregistration nursing curricula: a national report. International Journal of Mental Health, v. 20, n. 4, p. 232-236, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1447-0349.2010.00735.x. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21385293/. Acesso em: 07 jan. 2022.

NÓBREGA, Maria do Perpétuo Socorro de Souza; VENZEL, Cinthia Mariotto Martins; SALES Ellen Santos de; PRÓSPERO, Alessandro Coldibelli. Mental health nursing education in Brazil: perspectives for primary health care. Texto & Contexto – Enfermagem, Santa Catarina, v. 29, p. 1-11, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0441. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/dxLV8nbnNTFcppLBdvnJBZN/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 08 fev. 2022.

OLMOS, Camila Ester Fuentes; RODRIGUES, Jeferson; LINO, Monica Motta; LINO, Murielk Motta; FERNANDES, Josicélia Dumêt; LAZZARI, Daniele Delacanal. Psychiatric nursing and mental health teaching in relation to Brazilian curriculum. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 73, n. 2, e20180200, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0200. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/c6z3kydNBJLwL5VGvXcVbMM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jan. 2022.

PEREIRA, Maria Odete; REINALDO, Amanda Márcia dos Santos; VILLA, Eliana Aparecida; GONÇALVES, Alda Martins. Superando os desafios para oferecer formação de qualidade em enfermagem psiquiátrica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 73, n. 1, p. 1-9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0208. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/SZWXtvz3ZdRr7hQ3zwDfpry/?format=pdf&lang=pt. Acesos em: 08 jan. 2022.

RODRIGUES, Jeferson; LAZZARI, Daniele Delacanal; MARTINI, Jussara Gue; TESTONI, Ana Karoliny. Ensino da saúde mental em enfermagem na percepção de professores. Texto & Contexto – Enfermagem, Santa Catarina, v. 28, p. 1-11, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/9bCZMHn5Wwp3jqwpwRWMqRw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jan. 2022.

SANTOS, Raionara Cristina de Araújo; PESSOA JUNIOR, João Mário; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Psychosocial care network: adequacy of roles and functions performed by professionals. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 39, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2018.57448. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/hDWkVDdhN5ttTQ3y9qJnQgJ/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 08 fev. 2022.

SILVA, John Victor dos Santos; SANTOS, Ronildo Alves dos. Atividades práticas em Centros de Atenção Psicossocial como estratégia na formação de estudantes de Enfermagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20051. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20051. Acesso em: 08 fev. 2022.

SILVA, John Victor dos Santos; BRANDÃO, Thyara Maia; BARROS, Alice Correia; MACÊDO, Amanda Cavalcante de; SANTOS, Marcos André dos; SANTOS, Ronildo Alves dos. Estratégias metodológicas utilizadas no ensino da saúde mental na graduação em enfermagem: revisão integrativa. Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, v. 11, n. 35, p. 209-220, 2021. Disponível em: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/449. Acesso em: 08 fev. 2022.

SILVA, John Victor dos Santos; MACÊDO, Amanda Cavalcante de; NASCIMENTO, Yanna Cristina Moraes Lira; MOREIRA, Anderson da Silva; BARROS, Alice Correia; SANTOS, Ronildo Alves dos. Caminhos históricos da formação do enfermeiro no campo da saúde mental no Brasil. História da Enfermagem – Revista Eletrônica, v. 12, n. 2, p. 7-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.51234/here.21.v12n2.a1. Disponível em: https://here.abennacional.org.br/here/v12/n2/a1.pdf. Acesso em: 07 jan. 2022.

SILVA, John Victor dos Santos Silva; MOREIRA, Anderson da Silva; BARROS, Alice Correia; BRANDÃO, Thyara Maia; SANTOS, Ronildo Alves dos. O docente de enfermagem e sua percepção sobre a formação em saúde mental: revisão integrativa. Diversitas Journal, Santana do Ipanema, v. 6, n. 4, p. 4001-4018, 2021. DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v6i4.1924. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1924. Acesso em: 08 jan. 2022.

SILVA, John Victor dos Santos; MOREIRA, Anderson da Silva; BRANDÃO, Thyara Maia; SANTOS, Ronildo Alves dos. Nursing students and their perspective about mental health formation: an integrative review. Revista de Enfermagem da UFPI, Teresina, v. 10, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.806. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/806. Acesso em: 08 fev. 2022.

TAVARES, Cláudia; GAMA, Linda; SOUZA, Marilei Tavares; PAIVA, Laís de; SILVEIRA, Pâmela de; MATTOS, Mónica. Competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas no ensino de graduação em enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, v. spe4, p. 25-32, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0137. Disponível em: https://scielo.pt/pdf/rpesm/nspe4/nspe4a04.pdf. Acesso em: 08 fev. 2020.

VARGAS, Divane de; MACIEL, Marjorie Ester Dias; BITTENCOURT, Marina Nolli; LENATE, Juliana Sabino; PEREIRA, Caroline Figueira. O ensino de enfermagem pisiquiátrica e saúde mental no brasil: análise curricular da graduação. Texto & Contexto – Enfermagem, Santa Catarina, v. 27, n. 2, e2610016, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-070720180002610016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/Lbd7Ls56xVMwfDJfQgRMB9b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 jan. 2022.

XIMENES NETO, Francisco Rosemiro Guimarães; LOPES NETO, David; CUNHA, Isabel Cristina Kowal Olm; RIBEIRO, Marcos Aguiar; FREIRE, Neyson Pinheiro; KALINOWSKI, Carmen Elizabeth; OLIVEIRA, Eliany Nazaré; ALBUQUERQUE, Izabelle Mont'Alverne Napoleão. Reflexões sobre a formação em enfermagem no Brasil a partir da regulamentação do Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 37-46, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27702019. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2020.v25n1/37-46/pt. Acesso em: 08 jan. 2022.

Downloads

Publicado

24-08-2022

Como Citar

SILVA, J. V. dos S.; PALMIÉRI, P. de C. R.; BRANDÃO, T. M.; MACÊDO, A. C. de; RIBEIRO, M. C.; SANTOS, R. A. dos. Proposta, estrutura curricular e conteúdos de saúde mental abordados na formação dos futuros enfermeiros. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–20, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38292. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38292. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos