Proposta, estrutura curricular e conteúdos de saúde mental abordados na formação dos futuros enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38292

Palavras-chave:

Bacharelado em Enfermagem, educação em Enfermagem, saúde mental, Enfermagem psiquiátrica

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a proposta, a estrutura curricular e os conteúdos de saúde mental abordados na formação do enfermeiro em uma capital do Nordeste brasileiro. Trata-se de pesquisa documental, na qual o conjunto de documentos analisados foi composto por projetos pedagógicos, matrizes curriculares, planos de ensino e cronogramas das disciplinas de saúde mental de cursos de graduação em Enfermagem. Para a análise dos dados foi aplicada a técnica de análise de conteúdo. Observa-se, neste estudo, que os documentos institucionais apresentam pouca inserção referente aos aspectos da saúde mental na proposta dos cursos; as estruturas das disciplinas apresentam alguns aspectos semelhantes e distintos; e os conteúdos abordados demonstram uma transversalidade para a formação do enfermeiro em diversos cenários e contextos. Percebe-se que a formação é direcionada ao serviço especializado, mas com transversalidade nos conteúdos dos demais níveis de atenção em saúde.

Biografia do Autor

  • John Victor dos Santos Silva, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Enfermeiro. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão em Saúde Mental pela Universidade de Araraquara (UNIARA).

  • Patrícia de Cássia Ruela Palmiéri, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Enfermeira no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFAL-MS).

  • Thyara Maia Brandão, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria. Docente do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

  • Amanda Cavalcante de Macêdo, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

    Enfermeira. Doutora em Linguística e mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão em Saúde. Docente do curso de graduação em Enfermagem na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

  • Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

    Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências e mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (USP). Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL).

  • Ronildo Alves dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Filósofo. Doutor e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

24-08-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Proposta, estrutura curricular e conteúdos de saúde mental abordados na formação dos futuros enfermeiros. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 12, p. 1–20, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38292. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/38292. Acesso em: 22 dez. 2024.