O docente de Enfermagem e sua percepção sobre as ações integrativas na Saúde e na formação interprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2464

Palavras-chave:

Docentes de Enfermagem, Educação Superior, Currículo

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo conhecer a percepção do docente de Enfermagem sobre as ações integrativas em Saúde e práticas interprofissionais no ensino. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo exploratório. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove docentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública. O material produzido foi transcrito na íntegra e analisado à luz da técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Categorial. Foram encontradas as seguintes temáticas nas falas: ensino integrado em Saúde; desafios na integração; caminhos para a integração; e o trabalho interprofissional. Algumas questões que dificultam as ações integrativas vão além dos recursos humanos e são institucionais, necessitando de contribuição de todos os envolvidos para a superação desses obstáculos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

John Victor dos Santos Silva, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Acadêmico do curso de Enfermagem da UNCISAL. Monitor da disciplina integrada “Pesquisa em Saúde 3”. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Integrante do grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade”, vinculado ao CNPq. Presidente da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde Mental (LAISME-UNCISAL).

Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Maceió, AL, Brasil.

Terapeuta Ocupacional, mestre e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Pró-reitora estudantil e professora titular da UNCISAL. Líder do grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade”, vinculado ao CNPq. Docente do programa de Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde do Centro Universitário CESMAC.

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

SILVA, J. V. dos S.; RIBEIRO, M. C. O docente de Enfermagem e sua percepção sobre as ações integrativas na Saúde e na formação interprofissional. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 245–261, 2018. DOI: 10.35699/2237-5864.2018.2464. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2464. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)