Atividades práticas em Centros de Atenção Psicossocial como estratégia na formação de estudantes de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20051Palavras-chave:
Serviços de saúde mental, Educação em Enfermagem, Educação superiorResumo
A saúde mental é uma das áreas de atuação do enfermeiro e deve estar prevista na formação desses estudantes durante o curso de graduação. Este estudo tem como objetivo descrever as atividades práticas realizadas em dois Centros de Atenção Psicossocial, em 2017 e 2018, por estudantes do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior de Alagoas. As práticas fazem parte do módulo de saúde mental de duas disciplinas ofertadas, uma no terceiro e a outra no quarto ano do curso. No delineamento deste relato, observam-se os aspectos que descrevem as atividades e campos práticos e mostra-se que a utilização desta alternativa como componente na formação dos futuros enfermeiros potencializa a construção do conhecimento sobre o campo da saúde mental. O ensino pautado no processo da reforma psiquiátrica, através de práticas em serviços substitutivos, como os Centros de Atenção Psicossocial, favorece o desenvolvimento de habilidades e competências na assistência da pessoa com transtornos mentais.
Downloads
Referências
ALVAREZ, Patricia Elizabeth Sanz de. Percepciones y expectativas que inciden en la vinculación de los usuarios a los Centros de Atención Psicosocial en Brasil. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 23, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/icse/v23/1807-5762-icse-23-e190117.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/interface.190117.
BRASIL, CÂMARA NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 3. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Câmara de Educação Superior. Brasília, DF. 7 nov. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 8 abr. 2020.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 336. Institui os Centros de Atenção Psicossocial e demais providências. Brasília, DF. 19 fev. 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html. Acesso em: 8 abr. 2020.
BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria nº 3588. Altera as Portarias de Consolidação no 3º e nº 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Rede de Atenção Psicossocial, e dá outras providências, 2017. Brasília, DF. 21 dez. 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt3588_22_12_2017.html. Acesso em: 8 abr. 2020.
CONSTANTINIDIS, Terezinha Cid et al. Concepções de profissionais de saúde mental acerca de atividades terapêuticas em CAPS. Trends in Psychology, Ribeirão Preto, v. 26, n. 2, p. 911-926, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tpsy/v26n2/2358-1883-tpsy-26-02-0911.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.9788/tp2018.2-14pt.
JALLES, Marina Paranhos; SANTOS, Viviane Silva Januário dos; REINALDO, Amanda Márcia dos Santos. Análise da produção científica sobre comunicação terapêutica no campo da saúde, saúde mental e álcool e outras drogas. Revista de Medicina, Ribeirão Preto, v. 96, n. 4, p. 232-240, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/122431. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p232-240.
MARRAN, Ana Lúcia; SILVA, Mariana Moreira da; SALES, Cibele de Moura. Potencialidades e desafios de uma estratégia para aulas práticas onde a teoria pode vir depois. Laplage em Revista, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 195-205, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/5527/552756522017/552756522017.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201732328p.195-205.
MARTINS, Gizele da Conceição Soares et al. Ensino de graduação em Enfermagem em Saúde Mental como aliado à consolidação do movimento de Reforma Psiquiátrica. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n4/pt_1414-8145-ean-22-04-e20180164.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-0164.
MENDES, Aida Cruz et al. Educação em enfermagem de saúde mental e psiquiatria no curso de licenciatura em Enfermagem. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, Ribeirão Preto, v. 14, n. 2, p. 73-83, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/smad/article/view/155623. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: 10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.000366.
OLIVEIRA, Saionara Nunes de et al. Da teoria à prática, operacionalizando a simulação clínica no ensino de Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 71, p. 1791-1798, 2018. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001791&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0180.
REIS, Alex G.; PEDRAS, Evelin Regina de Souza. Percepção de discentes de Enfermagem de uma instituição de ensino superior sobre o ensino de saúde mental. Revista Brasileira de Ciências da Vida, Sete Lagoas, v. 5, n. 4, p. 21-21, 2017. Disponível em: http://jornal.faculdadecienciasdavida.com.br/index.php/RBCV/article/view/439/214. Acesso em: 13 abr. 2020.
SANTOS, Josenaide Egracia dos et al. Processos formativos da docência em saúde mental nas graduações de Enfermagem e Medicina. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Lisboa, n. SPE4, p. 85-92, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpesm/nspe4/nspe4a13.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0146.
SILVA, John Victor dos Santos; BRANDÃO, Thyara Maia. A enfermagem dos Centros de Atenção Psicossocial de uma capital do Nordeste do Brasil. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, Uberaba, v. 8, n. 1, 2019. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/3379. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/reas.v8i1.3379.
SILVA, John Victor dos Santos; BRANDÃO, Thyara Maia; OLIVEIRA, Keila Cristina Pereira do Nascimento. Ações e atividades desenvolvidas pela enfermagem no Centro de Atenção Psicossocial: revisão integrativa. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, Uberaba, v. 7, n. 3, p. 137-149, 2019. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/3115. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.18554/reas.v7i2.3115.
SILVA, John Victor dos Santos; RIBEIRO, Mara Cristina. O docente de Enfermagem e sua percepção sobre as ações integrativas na Saúde e na formação interprofissional. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 245-261, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2464. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2018.2464.
SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello. O ensino de Enfermagem Psiquiátrica/Saúde Mental: avanços, limites e desafios. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, Ribeirão Preto, v. 12, n. 3, p. 139-146, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/120777/117844. Acesso em: 8 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p139-146.
TAVARES, Cláudia Mara de Melo et al. Competências específicas do enfermeiro de saúde mental enfatizadas no ensino de graduação em Enfermagem. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, Porto, n. spe4, p. 25-32, 2016. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0137.
VARGAS, Divane de et al. O ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental no Brasil: análise curricular da graduação. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 27, n. 2, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072018000200316&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 abr. 2020 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180002610016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 John Victor dos Santos Silva, Ronildo Alves dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Política de acesso aberto:
A Revista Docência do Ensino Superior é um periódico de Acesso Aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).