Atividades práticas em Centros de Atenção Psicossocial como estratégia na formação de estudantes de Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20051

Palavras-chave:

Serviços de saúde mental, Educação em Enfermagem, Educação superior

Resumo

A saúde mental é uma das áreas de atuação do enfermeiro e deve estar prevista na formação desses estudantes durante o curso de graduação. Este estudo tem como objetivo descrever as atividades práticas realizadas em dois Centros de Atenção Psicossocial, em 2017 e 2018, por estudantes do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino superior de Alagoas. As práticas fazem parte do módulo de saúde mental de duas disciplinas ofertadas, uma no terceiro e a outra no quarto ano do curso. No delineamento deste relato, observam-se os aspectos que descrevem as atividades e campos práticos e mostra-se que a utilização desta alternativa como componente na formação dos futuros enfermeiros potencializa a construção do conhecimento sobre o campo da saúde mental. O ensino pautado no processo da reforma psiquiátrica, através de práticas em serviços substitutivos, como os Centros de Atenção Psicossocial, favorece o desenvolvimento de habilidades e competências na assistência da pessoa com transtornos mentais.

Biografia do Autor

  • John Victor dos Santos Silva, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Integrante do Grupo de pesquisa “Ensino, Saúde e Sociedade” da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), vinculado ao CNPq.

  • Ronildo Alves dos Santos, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Doutor. Professor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP) no departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas. Orientador no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica.

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Publicado

09-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atividades práticas em Centros de Atenção Psicossocial como estratégia na formação de estudantes de Enfermagem. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20051. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/20051. Acesso em: 23 dez. 2024.

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