Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto

Autores

Resumo

A temática da melhoria na qualidade da formação pedagógica dos docentes de ensino superior sempre foi para ele um problema de pesquisa, mas, há aproximadamente doze anos, Masetto tem se dedicado a um novo tema: a inovação no ensino superior. Masetto coordena na PUC- SP o grupo de pesquisa Formação de Professores e Paradigmas Curriculares (FORPEC)3, que tem como objetivo central “investigar a relação entre formação de professores e currículos inovadores no ensino superior”. Nesta entrevista, o professor apresenta alguns conceitos e elementos que vêm se consolidando a partir das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito desse grupo de pesquisa: concepção de inovação no ensino superior, concepção de currículo inovador, discussão sobre modelos de currículos inovadores e as modalidades de formação de professores para se integrarem e se comprometerem com a implantação de tais currículos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Licenciado em Filosofia e doutor em Psicologia da Educação, dedica-se, desde 1966, ao trabalho de formação de professores para o ensino superior. É professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP) desde 1963 e atua nas seguintes linhas de pesquisa: formação de educadores; formação pedagógica de docentes do ensino superior; paradigmas curriculares inovadores para cursos de graduação. 

Bréscia Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com graduação em Pedagogia pela mesma instituição (2009). É professora  dos anos iniciais do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e também do setor de didática da Faculdade de Educação da UFMG. Integra a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ-UFMG).

Zulmira Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG), mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG e graduada em Pedagogia, também pela FaE-UFMG. Desde 2011 é pedagoga na Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, atuando na Diretoria de Inovações e Metodologias de Ensino (GIZ).

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

MASETTO, M. T.; NONATO, B.; MEDEIROS, Z. Inovação curricular no ensino superior: entrevista com Marcos Tarciso Masetto. Revista Docência do Ensino Superior, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 203-210, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2300. Acesso em: 30 out. 2020.

Edição

Seção

Entrevistas