ARTE E COMUNIDADE

PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO IMPLICADAS NO COMUM

Autores

  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Palavras-chave:

Arte, Colaboração, Comunidade.

Resumo

Em presença dos cruzamentos entre arte, comunidade e tecnologia, problematizamos o que entendemos por comunidade e como tais concepções encontram-se implicadas nas práticas de colaboração na arte contemporânea. Ao abordar propostas artísticas colaborativas, percebemos, por um lado, posturas diferenciadas quanto à relação artista e comunidade, por outro lado, uma indissociabilidade entre ambos, uma vez que se produzem em relações recíprocas de individuação. Com fundamentação teórica em Gilbert Simondon, Bruno Latour, Antonio Negri e Michael Hardt, nos movemos na direção de afirmar a existência pelo ato de compartilhar o comum, ao ativar a potência dos coletivos.

Biografia do Autor

  • Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

    Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira
    Departamento de Artes Visuais

    Pós-Graduação em Artes Visuais Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede 
    Coordenadora do LabInter (Laboratório Interdisciplinar Interativo)
    Universidade Federal de Santa Maria/UFSM - Brasil Líder gpc.interArtec/CNPq

Referências

ASCOTT, Roy. Telematic Embrance: visionary theories of Art, Technology, and Consciousness. 2 ed. Londres: University of California Press, 2003.

CESAR, Marisa Flórido. Como se existisse a humanidade. Arte & Ensaio (UFRJ), Rio de Janeiro, v. 1, p 16-25, 2007.

COMBES, Muriel. Gilbert Simondon and the Philosophy of the Transindividual. Londres: MIT Press, 2013.

DELEUZE, Gilles. A Ilha Deserta: e outros textos. Edição preparada por David Lapoujade; ORLANDI, Luiz (Org). São Paulo: Editora Iluminuras, 2006.

ESCÓSSIA, Liliana. O Coletivo como Plano de Coengendramento do Indivíduo e da Sociedade. São Cristóvão: Edição da UFS, 2014.

GRAU, Oliver (Org). Imagery in the 21st Century. Londres: MIT Press, 2011.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multitude: war and democracy in the age of empire. Nova York: Penguin Press, 2004.

LATOUR, Bruno. Reagregando o Social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador - Bauru: EDUFBA – EDUSC, 2012.

LAVAL, Christian; DARDOT, Pierre. Común: ensayo sobre la revolución en el siglo XXI. Barcelona: Gedisa Editorial, 2015.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

LOZANO-HEMMER, Rafael (Org.). Some Things Happen More Often Than All of the Time. Madri: Turner/A&R Press, 2007.

KESTER, Grant H. The One and the Many: contemporary collaborative art in a global context. Londres: Duke University Press, 2011.

MANOVICH, Lev. Software Takes Command. 3 ed. Nova York: Bloomsbury Publishing Inc, 2015.

MEDINA, Cuauhtémoc. De entre las sombras. In: LOZANO-HEMMER, Rafael (Org.). Some Things Happen More Often Than All of the Time. Madri: Turner/A&R Press, 2007.

NEGRI, Antonio. Para uma definição ontológica da multidão. Lugar Comum, Porto Alegre, n. 19-20, p. 15-26, 2009.

OITICICA, Cesar; COHN, Sergio; VIEIRA, Ingrid (Org.) Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

OITICICA, Hélio . Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.

OLIVEIRA, Andréia Machado. Corpos Associados: Interatividade e Tecnicidade nas Paisagens da Arte. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

PELPART, Peter. O Tempo Não-Reconciliado. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1998.

SALTER, Chris. Entangled: Technology and the Transformation of Performance. Londres: MIT Press, 2010.

SEMETSKY, Inna. Experience. In: PARR, Adrian (Org.). The Deleuze Dictionary. Nova York: Columbia University Press, 2005. p. 89 – 90.

SHANKEN, Edward A. Art and Electronic Media. Londres: PHAIDON, 2009.

SIMONDON, Gilbert. Cultura y técnica. In: BLANCO, Javier et al. (Org). Amar a las máquinas: cultura y técnica en Gilbert Simondon. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2015. p. 19-33.

SIMONDON, Gilbert. A Gênese do Indivíduo. In: PELPART, Peter; COSTA, R. da (Org.). Cadernos de Subjetividade: o Reencantamento do Concreto. São Paulo: Hucitec/EDUC, p. 97-117, 2003.

SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objects techniques. 3 ed. Paris: Editions Aubier, 1989.

SIMONDON, Gilbert. El individuo y su genesis Físico-Biológica – La individuación a la luz de las nociones de forma y de información. 1 ed. Tradução Ernesto Hernández B. Paris: Universitaires de France, 1964.

WYE, Deborah e WEITMAN, Wendy. Eye on Europe: prints, books and multiples from 1960 to now. Nova York: MOMA, 2006.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

ARTE E COMUNIDADE: PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO IMPLICADAS NO COMUM. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 42–60, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15496. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

21-30 de 105

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.