A dança no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Um estudo de caso

Autores

  • Roselia Lobato Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), São Luis, Brasil
  • Lúcia Matos Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2018.15599

Palavras-chave:

Dança, Ensino Médio Integrado, Educação profissional técnica

Resumo

Este artigo discute a inserção da Dança como componente curricular obrigatório   nos   cursos   técnicos   integrados   do   Instituto   Federal   de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Trata-se de uma abordagem qualitativa, configurada como estudo de caso (YIN, 2015), que apresenta uma análise das percepções de estudantes de três cursos técnicos sobre a disciplina Arte / Dança. Discutem-se as transformações da educação  profissional  no   Brasil,  bem   como  as   perspectivas   legais   e teóricas sobre as abordagens de politecnia e do ensino da arte / dança nesse nível educacional. Os resultados revelam a contribuição positiva da inserção   da   dança   na   educação   profissional   técnica   na   modalidade integrada.

Biografia do Autor

  • Roselia Lobato Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), São Luis, Brasil

    Mestre em Dança pelo PPGDança - UFBA (bolsa FAPEMA). Professora de Dança no IFMA. Membro do Grupo de Pesquisa PROCEDA - Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança (CNPq).

  • Lúcia Matos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Dança  e da Licenciatura em Dança - UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa PROCEDA - Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança (CNPq).

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

A dança no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA): Um estudo de caso. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 1–22, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.2018.15599. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15599. Acesso em: 19 dez. 2024.

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