Possibilidades poéticas
Protocolos e diálogos entre arte e tecnologia
Palavras-chave:
Protocolos, Arte e tecnologia, Poéticas tecnológicas, Objeto técnicoResumo
Neste artigo, buscamos relacionar exemplos do uso poético de protocolos relacionados a objetos técnicos, especificamente nos diálogos entre arte e tecnologia. Os fluxos e contextos de uso em que se inserem os objetos técnicos, como compreendidos por Gilbert Simondon (1958), implicam a existência de protocolos. Lisa Gitelman (2006, p.5) definiu tais protocolos como “normas sobre como e onde eles são usados, além de padrões como as unidades de medida”. Assim, foram apresentadas questões sobre o tensionamento desses protocolos e dos objetos técnicos como unidades de devir, criando-se possibilidades poéticas entre arte e tecnologia.
Referências
COMPUTER HISTORY MUSEUM. The Engines – The Babbage Engine. Disponível em: <http://www.computerhistory.org/babbage/engines/>. 2008. Acesso em 01/07/2015.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia – Vol 5. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia – Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
FENTON, Chris. The Turbo Entabulator. Disponível em: <http://www.chrisfenton. com/the-turbo-entabulator/>. Junho de 2013. Acessso em: 01 jul. 2015.
GITELMAN, Lisa. Always Already New: media, History, and the Data of Culture. Cambridge: The MIT Press, 2006.
KELBERMAN, Dina. I’m Google. Disponível em: <http://dinakelberman.com/imgoogle/imgoogle.html>. 2011. Acesso em: 01 jul. 2015.
KOCHANNY, Thaddeus. Player Piano History. Disponível em: <http://www.amica. org/Live/Instruments/Player_Pianos/Player_Piano_History.htm>. 5 de outubro de 2014. Acesso em: 01 jul. 2015.
LIENHARD, John H. The Engines of Our Ingenuity. Disponível em: <http://www.uh.edu/engines/epi1145.htm>. 1997. Acesso em: 01 jul. 2015.
MORDVINTSEV, Alexande; OLAH, Christopher; TYKA, Mike. Inceptionism: Going Deeper into Neural Networks. 17/06/2015. Disponível em: <http://googleresearch.blogspot.co.uk/2015/06/inceptionism-going-deeper-into-neural.html>. Acesso em: 01 jul. 2015.
ROMASHKOV, Alexey. Distro – Bio & Press Kit. Disponível em: . 19/10/2012. Acesso em: 01 jul. 2015.
SIMONDON, Gilbert. Essência da tecnicidade. In: SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência do objeto técnico. Tradução de Pedro Peixoto Ferreira e revisão de Christian Pierre Kasper. Paris: Aubier, 2008 [1958], p.153-158. Disponível em: <http://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modo-de-existencia-dosobjetos-tecnicos-simondon-1958/> Acesso em: 01 jul. 2015.
SIMONDON, Gilbert. Introdução. In: SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência do objeto técnico. Tradução de Pedro Peixoto Ferreira e revisão de Christian Pierre Kasper. Paris: Aubier, 2008 [1958], p.9-16 Disponível em: <http://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modo-de-existencia-dos-objetos-tecnicossimondon-1958/>. Acesso em: 01 jul. 2015.
SIMONDON, Gilbert. Objeto técnico abstrato e objeto técnico concreto. In: SIMONDON, Gilbert. Do modo de existência do objeto técnico. Tradução de Pedro Peixoto Ferreira e revisão de Christian Pierre Kasper. Paris: Aubier, 2008 [1958], p.19-23. Disponível em: <http://cteme.wordpress.com/publicacoes/do-modode-existencia-dos-objetos-tecnicos-simondon-1958/> Acesso em: 01 jul. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.