CENA E CIFRA

MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINOAMERICANO

Autores

  • Héctor Andrés Briones Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Palavras-chave:

teatro latino-americano, micropoética, neobarroco, cifra

Resumo

Neste artigo, por meio da análise da recepção de um dos trabalhos solos da atriz/performer Denise Stoklos realizada pela pesquisadora da performance Diana Taylor, se quer revelar toda uma complexa dinâmica hegemônica relacionada ao status eurocêntrico da cultura ocidental, que muitas vezes relega aos artistas teatrais latinoamericanos uma pseudo-originalidade. Aqui se aborda esta problemática em seus alcances poéticos e históricos para pensar o que se agita na cena latino-americana das últimas décadas, em um sentido micropoético que vai acionar uma política da cifra a partir do jogo da cena.

Biografia do Autor

Héctor Andrés Briones, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Professor Adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), no Curso de Teatro, no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e no Programa de Mestrado Profisional em Artes (PROFArtes).

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e História da Cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas 1923 – 1949, Tomo I. Barcelona – Espanha. Ed. María Kodama y Emecé editores, S.A. 1989.

BRIONES, Héctor; POVOAS, Cacilda (orgs). Trânsitos na cena Latino-Americana contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2008.

DA COSTA, José. Teatro contemporâneo no Brasil: criações partilhadas e presença diferida. Rio de Janeiro: ed. 7Letras, 2009.

DE TORO, Alfonso (eds.) Acercamientos al teatro actual (1970 – 1995). Colección Teoria y Práctica del Teatro / Theatre Theory And Parctice. Madrid, Ed.Iberoamericana; e em Frankfurt am Main, Vervuert Verlag; 1998. 127 - 135.

DE TORO, Alfonso. Reflexiones sobre fundamentos de investigación transdisciplinaria, transcultural y transtextual en las ciencias del teatro: En el contexto de una teoría postmoderna y postcolonial de la 'hibridez' e 'inter-medialidad'. In: Revista Gestos: revista de teoría y práctica de teatro hispano, nº 32, Irvine, Califórnia, Ed. Department of spanish and portuguese; University of California, Sept. 2001. p. 14 - 49. Ou na página web universitária do professor De Toro, Disponível em: <http://www.uni-leipzig.de/%7Edetoro/sonstiges/Reflexiones.htm> ; Acesso em: 12 nov. 2004.

DE TORO, Fernando. La(s) teatralidade(s) postmoderna(s), simulación, deconstrucción y escritura rizomática. In: De Toro, Alfonso e PÖRTL, Klaus (Eds.). Variaciones sobre el teatro latinoamericano. Frankfurt-Madrid, ed. Vervuert-Iberoamericana, 1996.

DUBATTI, Jorge. El teatro laberinto: ensayos sobre Teatro Argentino. Buenos Aire – Argentina: ed. Atuel, 1999.

DUBATTI, Jorge. Filosofía del Teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires – Argentina: ed. Atuel, 2007.

DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos: introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Ed. SESC São Paulo, 2016.

ESPINOZA, Violeta. Sobre Dramaturgia del Espacio. [1999] – Entrevista a Ramón Griffero realizada por Violeta Espinoza. Na seção entrevistas da página web de Griffero. Disponível em: http://www.griffero.cl/entrevistx.htm>; Acesso em: 9 set. 2006.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

GEIROLA, Gustavo. Teatralidad y experiencia en política en América Latina: 1957-77. Irvine, CA, USA: ed. Gestos, 2000.

GRIFFERO, Ramón. La Esquizofrenia De La Verdad Escénica. [1993] Na seção ‘ensayos’ da página web de Griffero, disponível em: <http://www.griffero.cl/ensayo.htm>; Acesso em: 26 mar. 2006.

GRIFFERO, Ramón. Códigos, Narrativas, Espacios. [1998] In: DE TORO, Fernando e DE TORO, Alfonso (eds.) Acercamientos al teatro actual (1970 – 1995). Colección Teoria y Práctica del Teatro / Theatre Theory And Parctice. Madrid, Ed.Iberoamericana; e em Frankfurt am Main, Vervuert Verlag; 1998c. 127 - 135.

MOSTAÇO, Edélcio. Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião. São Paulo: Proposta editorial, 1982.

MUGUERCIA, Magaly. Lo Antropológico en el Discurso Escénico Latinoamericano. Revista Apuntes de Teatro. Santiago de Chile. Ed. PUC- Escuela de Teatro, primavera-verano de 1991, nº 101. p 88 - 100.

MUGUERCIA, Magaly. Teatro como “acontecimento” na América Latina dos anos 50 e 60. Revista Sala Preta, v. 13, Dep. Artes Cênicas da ECA-USP, 2013. p. 224 – 235.

OYARZÚN, Pablo. La cifra de lo estético: historia y categorías en el arte latinoamericano. In: JIMENÉZ, José. Una Teoría del Arte desde América Latina. Espanha: Ed. MEIAC/Turner, 2011, p. 95-110.

STOKLOS, Denise. Manifesto Teatro Essencial. Documento virtual, disponível em: <http://gabrielaneryatriz.blogspot.com.br/2009/06/manifesto-do-teatro-essencial.html>;Acesso em: 16 set. 2017.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: editora UFMG, 2013.

THAYER, Willy. Tecnologias de la crítica: entre Walter Benjamin Y Gilles Deleuze. Santiago de Chile: Ed. Metales Pesados, 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-27

Como Citar

BRIONES, H. A. CENA E CIFRA: MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINOAMERICANO. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 67–89, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15612. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática