CENA E CIFRA

MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINO-AMERICANO

Autores

  • Héctor Andrés Briones Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15612

Palavras-chave:

teatro latino-americano, micropoética, neobarroco, cifra

Resumo

Neste artigo, por meio da análise da recepção de um dos trabalhos solos da   atriz/performer   Denise   Stoklos   realizada   pela   pesquisadora   da performance Diana Taylor, se quer revelar toda uma complexa dinâmica hegemônica relacionada ao status eurocêntrico da cultura ocidental, que muitas vezes relega aos artistas teatrais latino-americanos uma pseudo-originalidade. Aqui se aborda esta problemática em seus alcances poéticos e históricos para pensar o que se agita na cena latino-americana das últimas décadas, em um sentido micropoético que vai acionar uma política da cifra a partir do  jogo da cena.

Biografia do Autor

  • Héctor Andrés Briones, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

    Professor Adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), no Curso de Teatro, no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e no Programa de Mestrado Profisional em Artes (PROFArtes).

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Publicado

2018-05-27

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

CENA E CIFRA: MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINO-AMERICANO. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 67–89, 2018. DOI: 10.35699/2238-2046.15612. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15612. Acesso em: 20 dez. 2024.

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