CENA E CIFRA
MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINOAMERICANO
Palavras-chave:
teatro latino-americano, micropoética, neobarroco, cifraResumo
Neste artigo, por meio da análise da recepção de um dos trabalhos solos da atriz/performer Denise Stoklos realizada pela pesquisadora da performance Diana Taylor, se quer revelar toda uma complexa dinâmica hegemônica relacionada ao status eurocêntrico da cultura ocidental, que muitas vezes relega aos artistas teatrais latinoamericanos uma pseudo-originalidade. Aqui se aborda esta problemática em seus alcances poéticos e históricos para pensar o que se agita na cena latino-americana das últimas décadas, em um sentido micropoético que vai acionar uma política da cifra a partir do jogo da cena.
Referências
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e História da Cultura. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas 1923 – 1949, Tomo I. Barcelona – Espanha. Ed. María Kodama y Emecé editores, S.A. 1989.
BRIONES, Héctor; POVOAS, Cacilda (orgs). Trânsitos na cena Latino-Americana contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2008.
DA COSTA, José. Teatro contemporâneo no Brasil: criações partilhadas e presença diferida. Rio de Janeiro: ed. 7Letras, 2009.
DE TORO, Alfonso (eds.) Acercamientos al teatro actual (1970 – 1995). Colección Teoria y Práctica del Teatro / Theatre Theory And Parctice. Madrid, Ed.Iberoamericana; e em Frankfurt am Main, Vervuert Verlag; 1998. 127 - 135.
DE TORO, Alfonso. Reflexiones sobre fundamentos de investigación transdisciplinaria, transcultural y transtextual en las ciencias del teatro: En el contexto de una teoría postmoderna y postcolonial de la 'hibridez' e 'inter-medialidad'. In: Revista Gestos: revista de teoría y práctica de teatro hispano, nº 32, Irvine, Califórnia, Ed. Department of spanish and portuguese; University of California, Sept. 2001. p. 14 - 49. Ou na página web universitária do professor De Toro, Disponível em: <http://www.uni-leipzig.de/%7Edetoro/sonstiges/Reflexiones.htm> ; Acesso em: 12 nov. 2004.
DE TORO, Fernando. La(s) teatralidade(s) postmoderna(s), simulación, deconstrucción y escritura rizomática. In: De Toro, Alfonso e PÖRTL, Klaus (Eds.). Variaciones sobre el teatro latinoamericano. Frankfurt-Madrid, ed. Vervuert-Iberoamericana, 1996.
DUBATTI, Jorge. El teatro laberinto: ensayos sobre Teatro Argentino. Buenos Aire – Argentina: ed. Atuel, 1999.
DUBATTI, Jorge. Filosofía del Teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. Buenos Aires – Argentina: ed. Atuel, 2007.
DUBATTI, Jorge. O Teatro dos Mortos: introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Ed. SESC São Paulo, 2016.
ESPINOZA, Violeta. Sobre Dramaturgia del Espacio. [1999] – Entrevista a Ramón Griffero realizada por Violeta Espinoza. Na seção entrevistas da página web de Griffero. Disponível em: http://www.griffero.cl/entrevistx.htm>; Acesso em: 9 set. 2006.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GEIROLA, Gustavo. Teatralidad y experiencia en política en América Latina: 1957-77. Irvine, CA, USA: ed. Gestos, 2000.
GRIFFERO, Ramón. La Esquizofrenia De La Verdad Escénica. [1993] Na seção ‘ensayos’ da página web de Griffero, disponível em: <http://www.griffero.cl/ensayo.htm>; Acesso em: 26 mar. 2006.
GRIFFERO, Ramón. Códigos, Narrativas, Espacios. [1998] In: DE TORO, Fernando e DE TORO, Alfonso (eds.) Acercamientos al teatro actual (1970 – 1995). Colección Teoria y Práctica del Teatro / Theatre Theory And Parctice. Madrid, Ed.Iberoamericana; e em Frankfurt am Main, Vervuert Verlag; 1998c. 127 - 135.
MOSTAÇO, Edélcio. Teatro e Política: Arena, Oficina e Opinião. São Paulo: Proposta editorial, 1982.
MUGUERCIA, Magaly. Lo Antropológico en el Discurso Escénico Latinoamericano. Revista Apuntes de Teatro. Santiago de Chile. Ed. PUC- Escuela de Teatro, primavera-verano de 1991, nº 101. p 88 - 100.
MUGUERCIA, Magaly. Teatro como “acontecimento” na América Latina dos anos 50 e 60. Revista Sala Preta, v. 13, Dep. Artes Cênicas da ECA-USP, 2013. p. 224 – 235.
OYARZÚN, Pablo. La cifra de lo estético: historia y categorías en el arte latinoamericano. In: JIMENÉZ, José. Una Teoría del Arte desde América Latina. Espanha: Ed. MEIAC/Turner, 2011, p. 95-110.
STOKLOS, Denise. Manifesto Teatro Essencial. Documento virtual, disponível em: <http://gabrielaneryatriz.blogspot.com.br/2009/06/manifesto-do-teatro-essencial.html>;Acesso em: 16 set. 2017.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: editora UFMG, 2013.
THAYER, Willy. Tecnologias de la crítica: entre Walter Benjamin Y Gilles Deleuze. Santiago de Chile: Ed. Metales Pesados, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.