CENA E CIFRA

MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINOAMERICANO

Autores

  • Héctor Andrés Briones Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Palavras-chave:

teatro latino-americano, micropoética, neobarroco, cifra

Resumo

Neste artigo, por meio da análise da recepção de um dos trabalhos solos da atriz/performer Denise Stoklos realizada pela pesquisadora da performance Diana Taylor, se quer revelar toda uma complexa dinâmica hegemônica relacionada ao status eurocêntrico da cultura ocidental, que muitas vezes relega aos artistas teatrais latinoamericanos uma pseudo-originalidade. Aqui se aborda esta problemática em seus alcances poéticos e históricos para pensar o que se agita na cena latino-americana das últimas décadas, em um sentido micropoético que vai acionar uma política da cifra a partir do jogo da cena.

Biografia do Autor

Héctor Andrés Briones, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Professor Adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), no Curso de Teatro, no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e no Programa de Mestrado Profisional em Artes (PROFArtes).

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Publicado

2018-05-27

Como Citar

BRIONES, H. A. CENA E CIFRA: MEANDROS POLÍTICOS NO TEATRO LATINOAMERICANO. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 67–89, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15612. Acesso em: 22 abr. 2024.

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Artigos - Seção temática