A “Era de Ouro” da Loose Moose Theatre Company

A formação e perpetução da companhia através da pedagogia de Keith Johnstone

Autores

  • Theresa Robbins Dudeck Chapman University, Estados Unidos
  • Cinara Diniz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Keith Johnstone, Loose Moose Theatre Company, Sistema Impro

Resumo

Keith Johnstone, professor, teórico e criador pioneiro de práticas de teatro de improvisação, fundou a Loose Moose Theatre Company em Calgary, em 1977, para demonstrar a impro e uma temporada ambiciosa de peças, muitas escritas por ele mesmo. O formato de Theatresports de Johnstone foi o veículo que catapultou a impro e a Loose Moose para o palco mundial no início dos anos 80 - a “Era de Ouro”. Porém, na medida que Johnstone começa a se afastar da posição de diretor artístico, a reputação da Loose Moose como uma companhia de teatro inovadora e radical diminui. Por quê? Este artigo explora a pedagogia de Johnstone e como ela influenciou sua direção artística e formação e perpetuação da Loose Moose através de sua “Era de Ouro”.

Biografia do Autor

  • Theresa Robbins Dudeck, Chapman University, Estados Unidos

    Ph.D., é professora de teatro na Chapman University na California. É uma das principais
    estudiosas/praticantes do trabalho do pioneiro da improvisação Keith Johnstone e autora
    de Keith Johnstone: A Critical Biography (Bloomsbury 2013). Como executora literária de
    Johnstone, recentemente depositou “Os Documentos de Keith Johnstone” na coleção
    permanente da Biblioteca da Stanford University.

  • Cinara Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

    É jornalista pela UFMG e especialista em Comunicação, Educação e Tecnologia pela UEMG. Atriz, professora de inglês e tradutora, investiga o uso da improvisação teatral na educação. Estudou com Keith Johnstone, Frank Totino, Shawn Kinley, Mariana Muniz, entre outros.

Referências

FOREMAN, Kathleen. Depoimento (21 de Abril 2010). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.

FOREMAN, Kathleen; MARTINI, Clem. Something Like a Drug: An Unauthorized Oral History of Theatresports. Red Deer, Alta: Red Deer College Press, 1995.

HOBSON, Louis B. Loose Moose Galloping Fun. Albertan, Calgary, 1 Nov. 1977.

_____. What a Nightmare. Calgary Sun, 9 Mar. 1984, p. 43.

JOHNSTONE, Keith. The Cord. c. 1968. In: The Last Bird: Stories and Plays. Berlin: Alexander Verlag, 2012.

_____. Impro: Improvisation and the Theatre. 1979. New York: Routledge, 1992.

_____. The Last Bird. 1972. First ed. Toronto: Playwrights Canada, 1981.

_____. Robinson Crusoe. c. 1969. In: The Last Bird: Stories and Plays. Berlin: Alexander Verlag, 2012.

_____. Depoimentos e correspondências (Agosto 2009 – Janeiro 2013). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.

TONKEN, Mel. Depoimento (16 de Outubro 2012). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.

TOTINO, Frank. Depoimento (21 de abril 2010). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A “Era de Ouro” da Loose Moose Theatre Company: A formação e perpetução da companhia através da pedagogia de Keith Johnstone. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 206–219, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15697. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 14

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.