TREINAMENTO DO ATOR, MINDFULNESS E NEUROCIÊNCIA

DA ANÁLISE PARADIGMÁTICA À APLICAÇÃO INSTRUMENTAL

Autores

  • Dorys Calvert Turku University of Applied Sciences, Finlândia

Palavras-chave:

Mindfulness, Neurociência, Treinamento do ator

Resumo

Este artigo tece um breve diálogo entre a prática da atenção plena – globalmente conhecida como mindfulness – e o treinamento do ator a partir de algumas evidências neurocientíficas que comprovam os benefícios psicofísicos associados ao desenvolvimento da capacidade atentiva. Inicialmente, o texto realiza uma análise paradigmática na qual a prática meditativa serve de modelo para o questionamento sobre a importância da atenção para o trabalho do ator. Em um segundo momento, o presente artigo procura destacar as vantagens que o exercício da atenção plena pode oferecer para o desenvolvimento do potencial psicofísico e dos processos criativos do artista de teatro.

Biografia do Autor

Dorys Calvert, Turku University of Applied Sciences, Finlândia

Doutora em Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris 3.
Atualmente, realiza pesquisa de Pós-Doutorado na Turku University of Applied Sciences, Finlândia (bolsista do CNPq).

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Publicado

2018-05-27

Como Citar

CALVERT, D. TREINAMENTO DO ATOR, MINDFULNESS E NEUROCIÊNCIA: DA ANÁLISE PARADIGMÁTICA À APLICAÇÃO INSTRUMENTAL. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 231–247, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15614. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê