Masacre de Puerto Montt: Apuntes en torno a la reconstrucción histórica del arte no-objetual

Autores

  • Joaquín Barriendos

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15479

Palavras-chave:

documentação artística, arte latino-americana, práticas conceptualistas e reconstrução histórica

Resumo

Nos  últimos  anos,  os  museus  começaram  a  reconhecer  a  necessidade  de  adquirir,  catalogar  e  exibir  documentos  relacionados  às  práticas  conceitualistas  latino-americanas.  O  que  caracteriza  essa  arte  vanguardista  de  ruptura  foi  sua  natureza  efêmera,  conceitual,  imaterial,  performática  ou  baseada  no  não-objeto.  A  reconstrução  desses  objetos  documentais  e  de  sua  exposição  como  obras  de  arte  envolvem uma série de problemáticas curatorial e catalográficas, uma vez que seu regresso ao Museu abre  questões sobre sua atualização, como obras de arte ou como documentação artística. Este breve texto toma como exemplo a reconstrução do Massacre de Puerto Montt (1969), do artista uruguaia Luis Camnitzer e abre uma série de perguntas em torno de sua reinstalação museográfica.

Biografia do Autor

  • Joaquín Barriendos
    Profesor en Columbia University (Nueva York). Ha sido inves-
    tigador del Institut National d’Histoire de l’Art de Paris, de
    la New York University y de la Universidad de Barcelona. En
    2007 creó la plataforma Culturas Visuales Globales y en 2009
    co-fundó el grupo de investigación en Arte, Globalización e
    Interculturalidad. Es miembro del consejo editorial del
    Journal of Visual Culture y de la Revista Hispánica Moderna.
    Entre sus libros se encuentran Global Circuits: The Geography
    of Art and the New Configurations of Critical Thought (2011) y
    Geoestética y Transculturalidad (premio Crítica de Arte de la
    Fundació Espais d’Art Contemporani, 2007).

Downloads

Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Masacre de Puerto Montt: Apuntes en torno a la reconstrucción histórica del arte no-objetual. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 54–65, 2014. DOI: 10.35699/2238-2046.15479. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15479. Acesso em: 16 fev. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 203

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.