Masacre de Puerto Montt: Apuntes en torno a la reconstrucción histórica del arte no-objetual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15479Palavras-chave:
documentação artística, arte latino-americana, práticas conceptualistas e reconstrução históricaResumo
Nos últimos anos, os museus começaram a reconhecer a necessidade de adquirir, catalogar e exibir documentos relacionados às práticas conceitualistas latino-americanas. O que caracteriza essa arte vanguardista de ruptura foi sua natureza efêmera, conceitual, imaterial, performática ou baseada no não-objeto. A reconstrução desses objetos documentais e de sua exposição como obras de arte envolvem uma série de problemáticas curatorial e catalográficas, uma vez que seu regresso ao Museu abre questões sobre sua atualização, como obras de arte ou como documentação artística. Este breve texto toma como exemplo a reconstrução do Massacre de Puerto Montt (1969), do artista uruguaia Luis Camnitzer e abre uma série de perguntas em torno de sua reinstalação museográfica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Joaquín Barriendos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.