Entre a caixa preta e o cubo branco
O vídeo, a imagem-movimento no contexto das artes plásticas
Keywords:
Artes - estudo e ensinoAbstract
Este artigo aborda, a partir de alguns eixos provenientes do discurso da intermidialidade, um segmento da produção artística contemporânea constituído pela apropriação da imagem-vídeo a partir das artes plásticas, em um leque de manifestações que, já desde a sua denominação composta, denotam uma zona de intermidialidade híbrida. Videoinstalação, videoescultura, videoperformance só podem ser pensados como zona de limites midiáticos. No entanto, os contatos e encontros entre mídias não são feitos só da mistura de técnicas ou de ferramentas, mas também, em grande parte, do diálogo das tradições de construção do olhar do espectador nos espaços que as diferentes mídias têm desenvolvido para a apresentação e fruição das suas imagens. Trata-se então, neste artigo e na pesquisa da qual ele faz parte, dos diálogos implícitos nessas manifestações entre o cubo branco (a galeria, o museu) e a tipologia arquitetônica da caixa preta: o modelo do auditório, característico tanto da sala de cinema quanto da sala de teatro e de artes performáticas em geral.
References
Cahiers du cinéma. 100 Journées qui ont fait le cinéma. Cadernos de cinema: os 100 dias que construíram o cinema, 1995. Numéro spécial, hors série dirigée par Thierry Jousse, Patrice Roelle et Serge Toubiana, Cahiers du cinéma, 1995, Paris, France.
DUGUET, Anne-Marie. Déjouer l’image: créations électroniques et numériques. Nîmes: Editions Jacqueline Chambon, 2002. (Coédition avec le Centre National des Arts Plastiques, CNAP). 222 pages.
ECO, Humberto. El lector in fábula. Barcelona: Lumen, 1999. 3. ed. 336 p.
FOUCAULT, Michel. Les mots et les choses: une archéologie des sciences humaines. Paris: Gallimard, 1966.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte, o sobre los limites en la pintura y la poesía. Argentina: Hyspamerica, 1983. Título original: Laokoon oder über die Grenzen der Malerei und Poesie. Tradução do alemão ao espanhol: Enrique Palau. Editorial Iberia, S.A. (Laocoonte o dos limites entre a pintura e a poesia)
MOSER, Walter. As relações entre as artes: por uma arqueologia da intermidialidade. Aletria: Revista de estudos de literatura, Belo Horizonte, Fale/UFMG, n. 14, p. 40-63, jul.-dez. 2006.
Movimentos improváveis. O efeito cinema na arte contemporânea. (Catálogo da exposição de mesmo nome exibida no Centro Cultural do Banco do Brasil em 2003). Curadoria de Philippe Dubois.
Museum Culture. Histories, discourses and spectacles. London, 2001. (Imprint of the Taylor & Francis Group, simultaneously published by the University of Minnesota Press. Editors: Daniel Sherman and Irit Rogoff. Vários autores.
RANCIÈRE, Jacques. Malaise dans l’esthétique. Paris: Galilée, 2004.
WYVER, John. La imagen en movimiento. Valencia, España, 1992. Filmoteca Generalitat Valencia
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License that permits sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., the Creative Commons Attribution License).
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their home page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.
- It is the responsibility of the authors to obtain written permission to use in their articles materials protected by copyright law. Revista PÓS is not responsible for copyright breaches made by its contributors.