Entre a caixa preta e o cubo branco

O vídeo, a imagem-movimento no contexto das artes plásticas

Autores/as

  • Adolfo Cifuentes Escola de Belas Artes/UFMG

Palabras clave:

Artes - estudo e ensino

Resumen

Este artigo aborda, a partir de alguns eixos provenientes do discurso da intermidialidade, um segmento da produção artística contemporânea constituído pela apropriação da imagem-vídeo a partir das artes plásticas, em um leque de manifestações que, já desde a sua denominação composta, denotam uma zona de intermidialidade híbrida. Videoinstalação, videoescultura, videoperformance só podem ser pensados como zona de limites midiáticos. No entanto, os contatos e encontros entre mídias não são feitos só da mistura de técnicas ou de ferramentas, mas também, em grande parte, do diálogo das tradições de construção do olhar do espectador nos espaços que as diferentes mídias têm desenvolvido para a apresentação e fruição das suas imagens. Trata-se então, neste artigo e na pesquisa da qual ele faz parte, dos diálogos implícitos nessas manifestações entre o cubo branco (a galeria, o museu) e a tipologia arquitetônica da caixa preta: o modelo do auditório, característico tanto da sala de cinema quanto da sala de teatro e de artes performáticas em geral.

Biografía del autor/a

Adolfo Cifuentes, Escola de Belas Artes/UFMG

Doutor em Artes pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Citas

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Publicado

2023-10-24

Cómo citar

CIFUENTES, A. Entre a caixa preta e o cubo branco: O vídeo, a imagem-movimento no contexto das artes plásticas. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 59–74, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48499. Acesso em: 25 nov. 2024.

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