À Mary Shelley

materialidad del papel y su importancia no proceso creativo de obras para la exposición Os sentidos da forma – O design como ato poético

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25725

Palabras clave:

Materialidad del papel, Cultura material, Diseño y Arte

Resumen

Este artículo aborda la materialidad adoptada en los trabajos para la exposición Los sentidos de la forma – el diseño como acto poético, evento artístico-cultural en la Escuela de Bellas Artes de la Universidad Federal de Río de Janeiro en el ámbito de la disciplina. Diseño, Materia y Producto, del Programa de Postgrado en Diseño. La obra literaria de Mary Shelley, Frankenstein o The Modern Prometheus, fue interpretada considerando la materialidad del papel, material sensible al tiempo, cambiante a través de ciertas técnicas de trabajo. El proceso de desarrollo de la serie se discutirá en este artículo, dando como resultado un estudio que implicó la adopción de un proceso creativo colaborativo en el diseño. Este estudio es parte de una investigación de maestría que impregna el arte, el diseño y su materialidad.

Biografía del autor/a

Anielizabeth Bezerra Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Moda pelo Instituto Zuzu Angel / Universidade Veiga de Almeida (2001), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), MBA em Figurino e Carnaval pela Universidade Veiga de Almeida (2018). Atualmente é aluna do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Design – Escola de Belas Artes- Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Graduação em História, também na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou ilustração na Scuola Internazionale de Illustrazione Stepan Zavrel, Sàrmede – Vêneto – Itália. Atua como ilustradora, com ênfase em livros de literatura infantil, mas também cria identidades visuais para diferentes projetos no campo do Design. Atua como figurinista, aderecista e cenógrafa em escolas de samba do Rio de Janeiro e para algumas companhias teatrais. Atualmente é professora colaboradora do MBA em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, na Disciplina Laboratório de Criação em Carnaval – Perucas Carnavalescas. Tem experiência em formação de leitores, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura de imagem, professores leitores, o livro ilustrado no contexto escolar, literatura para a primeira infância. Atuou como professora e diretora adjunta na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, entre os anos 1999 e 2013, atuando sobretudo com Educação Infantil. O tema de pesquisa do Mestrado é: “Processos de criação de objetos vestíveis performativos a partir do jogo entre a materialidade do papel e a materialidade textual e imagética do romance Frankenstein, de Mary Shelley”. Linha de Pesquisa: Design e Cultura. Orientadora: Professora Drª Larissa Elias. Integrante do LED - Laboratório de Experimentações em Design e do LabAtor, ambos vinculados ao PPGD - UFRJ. É graduanda do Curso de História da Universidade Federal do Rio de JUaneiro.

Ana Karla Freire de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Design - Universidade de Aveiro, Portugal. Doutorado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - PUC Rio. Mestrado em Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Campina Grande, PB. Bacharelado em Desenho Industrial - Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada do Curso de Desenho Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Design, Escola de Belas Artes da UFRJ, atuando na Área de Concentração, Design, Tecnologia e Imagem. Fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa LED - Laboratório de Experimentações em Design da Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, UFRJ. Patente de inventora concedido pelo INPI pelo desenvolvimento de material ecocompósito durante pesquisa de Doutorado em Engenharia de Materiais, Puc Rio. Pesquisadora da área de Design & Materiais e Métodos para seleção de materiais e processos no design. Membro da Comissão Avaliadora do Gampi Plural 2017. Chair I Congresso Internacional Design & Materiais 2016. Avaliadora de artigos do II Congresso Internacional Design & Materiais 2017. Avaliadora de artigos do 12°, 13º e 14º P&D 2016, 2018 e 2020, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Membro do Comitê Científico do SBDS + ISSD 2017 - Simpósio Brasileiro de Design Sustentável + International Symposium on Sustainable Design. Chair e Avaliadora de Artigos Científicos do 6º ETD - Ergotrip Design 2017, área de Design de Produto.

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Publicado

2021-07-19

Cómo citar

CRUZ, A. B.; OLIVEIRA, A. K. F. de. À Mary Shelley: materialidad del papel y su importancia no proceso creativo de obras para la exposición Os sentidos da forma – O design como ato poético. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 189–220, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.25725. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25725. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Artículos - Sección temática