To Mary Shelley

materiality of paper and its importance in the creative process of the works for the exhibition Os sentidos da forma – O design como ato poético

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25725

Keywords:

Paper materiality, Material culture, Design and Art

Abstract

This article addresses the materiality adopted in the works for the exhibition The Senses of Form – design as a poetic act, an artistic-cultural event at the School of Fine Arts at the Federal University of Rio de Janeiro within the scope of the discipline Design, Matter and Product, of the Graduate Program in Design. The literary work of Mary Shelley, Frankenstein or The Modern Prometheus, was interpreted considering the materiality of the paper, material sensitive to time, changeable through certain work techniques. The series development process will be discussed in this article, resulting in a study that involved the adoption of a collaborative creative process in design. This study is part of a master's research that permeates art, design and its materiality.

Author Biographies

  • Anielizabeth Bezerra Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Moda pelo Instituto Zuzu Angel / Universidade Veiga de Almeida (2001), especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), MBA em Figurino e Carnaval pela Universidade Veiga de Almeida (2018). Atualmente é aluna do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Design – Escola de Belas Artes- Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Graduação em História, também na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estudou ilustração na Scuola Internazionale de Illustrazione Stepan Zavrel, Sàrmede – Vêneto – Itália. Atua como ilustradora, com ênfase em livros de literatura infantil, mas também cria identidades visuais para diferentes projetos no campo do Design. Atua como figurinista, aderecista e cenógrafa em escolas de samba do Rio de Janeiro e para algumas companhias teatrais. Atualmente é professora colaboradora do MBA em Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida, na Disciplina Laboratório de Criação em Carnaval – Perucas Carnavalescas. Tem experiência em formação de leitores, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura de imagem, professores leitores, o livro ilustrado no contexto escolar, literatura para a primeira infância. Atuou como professora e diretora adjunta na Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, entre os anos 1999 e 2013, atuando sobretudo com Educação Infantil. O tema de pesquisa do Mestrado é: “Processos de criação de objetos vestíveis performativos a partir do jogo entre a materialidade do papel e a materialidade textual e imagética do romance Frankenstein, de Mary Shelley”. Linha de Pesquisa: Design e Cultura. Orientadora: Professora Drª Larissa Elias. Integrante do LED - Laboratório de Experimentações em Design e do LabAtor, ambos vinculados ao PPGD - UFRJ. É graduanda do Curso de História da Universidade Federal do Rio de JUaneiro.

  • Ana Karla Freire de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pós-Doutorado em Design - Universidade de Aveiro, Portugal. Doutorado em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos - PUC Rio. Mestrado em Engenharia Agrícola - Universidade Federal de Campina Grande, PB. Bacharelado em Desenho Industrial - Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada do Curso de Desenho Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Design, Escola de Belas Artes da UFRJ, atuando na Área de Concentração, Design, Tecnologia e Imagem. Fundadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa LED - Laboratório de Experimentações em Design da Escola de Belas Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, UFRJ. Patente de inventora concedido pelo INPI pelo desenvolvimento de material ecocompósito durante pesquisa de Doutorado em Engenharia de Materiais, Puc Rio. Pesquisadora da área de Design & Materiais e Métodos para seleção de materiais e processos no design. Membro da Comissão Avaliadora do Gampi Plural 2017. Chair I Congresso Internacional Design & Materiais 2016. Avaliadora de artigos do II Congresso Internacional Design & Materiais 2017. Avaliadora de artigos do 12°, 13º e 14º P&D 2016, 2018 e 2020, Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Membro do Comitê Científico do SBDS + ISSD 2017 - Simpósio Brasileiro de Design Sustentável + International Symposium on Sustainable Design. Chair e Avaliadora de Artigos Científicos do 6º ETD - Ergotrip Design 2017, área de Design de Produto.

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Published

2021-07-19

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Articles - Thematic section

How to Cite

To Mary Shelley: materiality of paper and its importance in the creative process of the works for the exhibition Os sentidos da forma – O design como ato poético. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 189–220, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.25725. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/25725. Acesso em: 19 dec. 2024.

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