Análise do filme de animação chileno, notas metodológicas e procedimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37098

Palavras-chave:

Análise audiovisual, Cinema animado, Metodologia

Resumo

Através da observação dos objetos audiovisuais animados desenvolvidos a nível nacional. É possível ver a forma e composição da estrutura narrativa dos audiovisuais animados. Este trabalho comunica como se observa um amplo universo de projetos cinematográficos e procura partilhar o trânsito desta experiência. A investigação utiliza diferentes dimensões, em uma relação espaço-temporal comum. É uma experiência de análise textual que utiliza uma ferramenta empírica para examinar a dimensão física do filme. Também permite revelar os pontos de inflexão composicional a partir de uma abordagem estrutural. Expõe, além disso, os códigos correlativos entre as unidades de amostra. A partilha desta experiência convida a replicar a sua aplicação, especialmente se for relevante conhecer a natureza de grandes conjuntos de amostras.

Referências

Aumont, Marie. Análisis del filme: 2° Edición. Barcelona: Editorial Paidós, 1990. ISBN: 978-84-7509-620-9

Bonsiepe.Retórica audiovisualística y visualización de conocimientos.: Ciclo de conferencias Universidad Tecnológica Metropolitana. Santiago. 2005.

Campbell. El héroe de las mil caras: Psicoanálisis del mito. 8° Edición. Barcelona: Fondo de Cultura Económica. 2001. ISBN 968-16-0422-9

Casetti, Di Chio. Cómo analizar un filme. Barcelona. Editorial Paidós. 1998. ISBN: 84-7509-668-9

Del Villar, Rafael. 2001. Información pulsional y teoría de los códigos.Cuadernos de la Facultad de Humanidades yCiencias Sociales: Universidad Nacional deJujuy, Argentina ISSN: 0327-1471. Disponible en:http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18501709

Kuhn. Filmnarratologie: Ein Erzähltheoretisches Analysemodell. Berlin: Editorial Walter de GruiterGmbH. 2013. ISBN 978-3-11-030727-6

Metz. Ensayos sobre la significación en el cine. Vol I y II. 4° Edición. Buenos Aires:Editorial Paidós. 2002. ISBN 84-493-1201-9

LINARES, Omar 2015. Criteria for Defining Animation: A Revision of the Definition of Animation in the Advent of Digital Moving Images. Animation: An interdisciplinary journal, Royal College of Art, ReinoUnido. Vol. 10(1) 42–57. https://doi.org/10.1177/1746847715571234. Disponible en:https://journals.sagepub.com/home/anm. Acceso en: 29, 11, 2017.

Levi-Srauss. Antropología estructural, Madrid, Editorial Paidós Ibérica. 1987. ISBN 9788475094496

Levi-Srauss. Mito y significado, Madrid, Editorial Alianza. 2002. ISBN 8420628972

LO CLANDESTINO DEL PAISAJE. Dirección: Francisco Huichaqueo. Santiago. 2008. (13 min.)

Propp. Las raíces históricas del cuento, Madrid, Editorial Fundamentos. 1998.ISBN 84-245-0110-1

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

MONTELLANO, F. S. Análise do filme de animação chileno, notas metodológicas e procedimentos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 432–447, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37098. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/37098. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática