Análise do filme de animação chileno, notas metodológicas e procedimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37098

Palavras-chave:

Análise audiovisual, Cinema animado, Metodologia

Resumo

Através da observação dos objetos audiovisuais animados desenvolvidos a nível nacional. É possível ver a forma e composição da estrutura narrativa dos audiovisuais animados. Este trabalho comunica como se observa um amplo universo de projetos cinematográficos e procura partilhar o trânsito desta experiência. A investigação utiliza diferentes dimensões, em uma relação espaço-temporal comum. É uma experiência de análise textual que utilizauma ferramenta empírica para examinar a dimensão física do filme. Também permite revelar os pontos de inflexão composicional a partir de uma abordagem estrutural. Expõe, além disso, os códigos correlativos entre as unidades de amostra. A partilha desta experiência convida a replicar a sua aplicação, especialmente se for relevante conhecer a natureza de grandes conjuntos de amostras.

Referências

AUMONT, Marie. Análisis del filme. 2. ed. Barcelona: Editorial Paidós, 1990.

BONSIEPE, Guy. Retórica audiovisualística y visualización de conocimientos: Ciclo de conferencias Universidad Tecnológica Metropolitana. Santiago. 2005.

CAMPBELL, Joseph. El héroe de las mil caras: Psicoanálisis del mito. 8. ed. Barcelona: Fondo de Cultura Económica. 2001.

CASETTI, Di Chio. Cómo analizar un filme. Barcelona: Editorial Paidós. 1998.

DEL VILLAR, Rafael. 2001. Información pulsional y teoría de los códigos. Cuadernos de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales: Universidad Nacional de Jujuy, Argentina ISSN: 0327-1471. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18501709.

KUHN, Marcus. Filmnarratologie: Ein Erzähltheoretisches Analysemodell. Berlin: Walter de Gruiter GmbH, 2013.

LEVI-SRAUSS. Antropología estructural. Madrid: Editorial Paidós Ibérica. 1987.

LEVI-SRAUSS. Mito y significado. Madrid: Editorial Alianza. 2002.

LINARES, Omar. Criteria for Defining Animation: A Revision of the Definition of Animation in the Advent of Digital Moving Images. Animation: An interdisciplinary journal, Royal College of Art, Reino Unido. v. 10, n. 1, p. 42-57, 2015. Disponible en: <https://journals.sagepub.com/home/anm>. Acceso en: 29 nov. 2017.

LO CLANDESTINO del paisaje. Dirección: Francisco Huichaqueo. Santiago, 2008. (13 min.).

METZ. Ensayos sobre la significación en el cine. v. I y II. 4. ed. Buenos Aires: Editorial Paidós. 2002.

PROPP, Vladimir. Las raíces históricas del cuento. Madrid: Editorial Fundamentos. 1998.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

MONTELLANO, F. S. Análise do filme de animação chileno, notas metodológicas e procedimentos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 432–447, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37098. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/37098. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática