Análise do filme de animação chileno, notas metodológicas e procedimentos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37098Palavras-chave:
Análise audiovisual, Cinema animado, MetodologiaResumo
Através da observação dos objetos audiovisuais animados desenvolvidos a nível nacional. É possível ver a forma e composição da estrutura narrativa dos audiovisuais animados. Este trabalho comunica como se observa um amplo universo de projetos cinematográficos e procura partilhar o trânsito desta experiência. A investigação utiliza diferentes dimensões, em uma relação espaço-temporal comum. É uma experiência de análise textual que utilizauma ferramenta empírica para examinar a dimensão física do filme. Também permite revelar os pontos de inflexão composicional a partir de uma abordagem estrutural. Expõe, além disso, os códigos correlativos entre as unidades de amostra. A partilha desta experiência convida a replicar a sua aplicação, especialmente se for relevante conhecer a natureza de grandes conjuntos de amostras.
Referências
AUMONT, Marie. Análisis del filme. 2. ed. Barcelona: Editorial Paidós, 1990.
BONSIEPE, Guy. Retórica audiovisualística y visualización de conocimientos: Ciclo de conferencias Universidad Tecnológica Metropolitana. Santiago. 2005.
CAMPBELL, Joseph. El héroe de las mil caras: Psicoanálisis del mito. 8. ed. Barcelona: Fondo de Cultura Económica. 2001.
CASETTI, Di Chio. Cómo analizar un filme. Barcelona: Editorial Paidós. 1998.
DEL VILLAR, Rafael. 2001. Información pulsional y teoría de los códigos. Cuadernos de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales: Universidad Nacional de Jujuy, Argentina ISSN: 0327-1471. Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18501709.
KUHN, Marcus. Filmnarratologie: Ein Erzähltheoretisches Analysemodell. Berlin: Walter de Gruiter GmbH, 2013.
LEVI-SRAUSS. Antropología estructural. Madrid: Editorial Paidós Ibérica. 1987.
LEVI-SRAUSS. Mito y significado. Madrid: Editorial Alianza. 2002.
LINARES, Omar. Criteria for Defining Animation: A Revision of the Definition of Animation in the Advent of Digital Moving Images. Animation: An interdisciplinary journal, Royal College of Art, Reino Unido. v. 10, n. 1, p. 42-57, 2015. Disponible en: <https://journals.sagepub.com/home/anm>. Acceso en: 29 nov. 2017.
LO CLANDESTINO del paisaje. Dirección: Francisco Huichaqueo. Santiago, 2008. (13 min.).
METZ. Ensayos sobre la significación en el cine. v. I y II. 4. ed. Buenos Aires: Editorial Paidós. 2002.
PROPP, Vladimir. Las raíces históricas del cuento. Madrid: Editorial Fundamentos. 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Felipe Silva Montellano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.