A interatividade na poesia digital: palavra, imagem e som em movimento / Interactivity in digital poetry: word, image and sound in movement

Autores

  • Simone Dália de Gusmão Aranha Universidade Estadual da Paraíba
  • Olivia Rodrigues Borborema Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.46-63

Palavras-chave:

gêneros discursivos, poesia digital, interatividade.

Resumo

RESUMO:A partir de um processo natural, os gêneros discursivos acompanham os diversos usos da linguagem nas esferas sociais. Em se tratando do ambiente virtual, percebe-se, cada vez mais, o surgimento de novos gêneros. É nesse contexto que emerge a poesia digital, um gênero discursivo relativamente pouco explorado, mas bastante rico na sua composição e na sua construção de sentidos. Denominado, geralmente, de ciberpoesia, poesia animada ou clippoema, esse tipo de poesia ganha uma dinâmica diferente no ambiente virtual, configurando-se, simultaneamente, pelo uso da palavra, do som e da imagem, e permitindo, ao hiperleitor, uma participação passiva ou mais ativa, ou seja, um grau baixo ou mais elevado de interação com o texto. Considerando esses aspectos, o presente estudo tem como objetivo analisar a interatividade em poesias digitais. Para tanto, foram coletadas para análise quatro poesias, adotando, ainda, como arcabouço teórico-metodológico as contribuições de Bakhtin (2003), Marcuschi (2003, 2004, 2007), Souza (2007), Antonio (2008), Maués (2010), Primo (2000, 2005) e Silva (2001), entre outros estudiosos do tema. Após a análise, contatamos três graus diferentes de interatividade: um grau baixo, um grau médio e um grau alto, que permitiram diferentes possibilidades de participação ao hiperleitor e definiram, respectivamente, a interatividade de maneira passiva, ativa ou colaborativa no ambiente virtual.

PALAVRAS-CHAVE: gêneros discursivos; poesia digital; interatividade.

 

ABSTRACT:Discourse genres accompany the diverse uses of language in social spheres, as part of a natural process. In dealing with the virtual environment, the emergence of new genres can be increasingly perceived. It is in this context that digital poetry emerges, being a discourse genre that has, relatively speaking, not been much explored. It is however, quite rich in composition and in the construction of meaning. Called, usually, cyber poetry, animated poetry or clip poem, this type of poetry has acquired a different kind of dynamics in the virtual environment, through the simultaneous configuration of the use of words, sound and images. This permits the hyper-reader to participate both passively and actively, in other words, to have a lower or higher degree of interaction with the text. Considering these aspects, the objective of this study is the analysis of interactivity in digital poems. Four poems were chosen for analysis with this end in view. The contributions of Bakhtin (2003), Marcuschi (2003, 2004, 2007), Souza (2007), Antonio (2008), Maués (2010), Primo (2000, 2005), Silva (2001) and other scholars have served as the theoretical and methodological framework of this work. After analysis, we contacted three different degrees of interactivity: a low grade, a medium grade and a high degree, which allowed different possibilities of participation to the hyper-reader and defined, respectively, the interactivity of passive, active or collaborative way in the virtual environment.

KEYWORDS: discourse genres; digital poetry; interactivity.

Biografia do Autor

  • Simone Dália de Gusmão Aranha, Universidade Estadual da Paraíba
    Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na relação entre discurso, mídia e tecnologias digitais e em Teoria e Análise Linguística. Atua nas linhas de pesquisas Literatura Comparada e Intermidialidade; e Literatura, Memória e Estudos Culturais, do Programa de Pós Graduação em Literatura e Interculturalidade/UEPB. Desenvolve pesquisas sobre narrativas digitais e publicidade/propaganda em ambientes virtuais e de rede. Também atua na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Formação Docente; no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB (Mestrado Profissional em Formação de Professores). Desenvolve pesquisas fundamentadas em estudos da oralidade, da escrita e de gêneros textuais/discursivos na interface com linguagens (verbais ou não verbais) de ambientes virtuais e de rede. Interessa-se, ainda, pela análise dos níveis de interação entre o homem e a máquina e por estudos de fenômenos linguísticos - da Língua Portuguesa - com enfoque enunciativo e discursivo em gêneros diversos.
  • Olivia Rodrigues Borborema, Universidade Estadual da Paraíba
    Mestranda. Atua na área de Letras. Especialista em "Língua portuguesa: princípios organizacionais da língua e funcionamento textual discursivo", pelo Departamento de Letras e Artes, da Universidade Estadual da Paraíba.

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Publicado

09-12-2016

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Como Citar

A interatividade na poesia digital: palavra, imagem e som em movimento / Interactivity in digital poetry: word, image and sound in movement. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, p. 46–63, 2016. DOI: 10.17851/1983-3652.9.2.46-63. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16726. Acesso em: 19 dez. 2024.

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