A produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados

Autores

  • Marden Oliveira Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Liliane de Oliveira Neves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Valéria Netto Valente Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Gláucia Maria de Moura Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1983-3652.10.1.118-138

Palavras-chave:

aquisição de LE, input diversificados, produções escritas.

Resumo

RESUMO:A aquisição de língua estrangeira (LE) tem sido muito pesquisada pela Linguística Aplicada, enfocando os campos linguístico, cognitivo e social. Com base nas teorias sobre input, este artigo objetivou analisar qualitativamente produções escritas (output) de alunos brasileiros aprendizes de inglês como LE em um curso de nível intermediário, a partir de input diversificados. Para a composição do corpus, foram utilizados e-mails produzidos por esses alunos. Na amostra selecionada, os dados demonstraram que o input diversificado pode ter contribuído para a compreensão leitora dos alunos, mas não contribuiu para que eles produzissem textos mais adequados à situação de comunicação estabelecida.

  

ABSTRACT:The acquisition of foreign language (FL) has been widely researched in Applied Linguistics, focusing on social, cognitive and linguistic fields. Based on input theories, this article aimed at qualitatively analyzing written productions (output) of Brazilian students, using diverse input. All participants were enrolled in an EFL intermediate level course. In order to create the corpus, emails written by those students were used. From the selected sample, data showed us that the use of different kinds of input may have contributed to students' reading comprehension, but it was not enough to help students to produce more appropriate texts to the communication established.

Biografia do Autor

  • Marden Oliveira Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Graduado em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), com habilitação no ensino de Língua Inglesa. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), com foco no ensino de língua inglesa mediado pelas novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e nos processos interacionais envolvidos. Participa dos grupos de pesquisa INFORTEC - Núcleo de Pesquisa em Linguagens e Tecnologia e NALET - Núcleo de Aprendizagem de Línguas e Ensino Tecnológico, ambos do CEFET-MG. Professor vinculado ao Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do CEFET-MG.
  • Liliane de Oliveira Neves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina (FAFIDIA - 2005), mestrado em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG - 2012), doutorado em andamento (2015-2018) pelo CEFET-MG. É secretária executiva do CEFET-MG. Atua na área de Linguística Aplicada e Análise do Discurso. Temas de pesquisa: exame Celpe-Bras, ensino e aprendizagem de Português como língua estrangeira, interlíngua, enunciação, argumentação. É membro do Grupo de Pesquisas em Linguagem e Tecnologia (INFORTEC), da Associação Mineira dos Professores de Português como Língua Estrangeira (AMPPLIE) e é colaboradora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na avaliação do Exame que confere o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
  • Valéria Netto Valente, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG (2012). Especialista em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997). Professora de inglês e português, com experiência no ensino de graduação em cursos emergenciais da PUC-MG. Participou da implementação, coordenação e atuou em cursos de extensão no Centro de Idiomas do CEFET-MG. Atualmente é professora do ensino básico técnico e tecnológico e também do Curso de Letras do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Exerceu o cargo de sub-coordenadora do Curso de Letras. Tem experiência na elaboração de provas para processo seletivo dos cursos superiores e da pós-graduação do CEFET-MG. Atua na formação continuada de servidores da Instituição e em cursos de extensão do Centro de Línguas e Culturas do CEFET-MG.
  • Gláucia Maria de Moura, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
    Pós-graduada em TESOL (Teachers of English to Speakers of other Languages) na Cal State Fullerton nos Estados Unidos e em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professora efetiva, regime dedicação exclusiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais participa da comissão do CLIC (Centro de Línguas e Culturas) com o objetivo de ser pilar para pesquisa e desenvolvimento dos profissionais., Deu início à coordenação de Línguas estrangeiras e seus laboratórios, coordenou a mesma e desenvolveu projetos de extensão em línguas estrangeiras para a instituição e para a comunidade externa como o Centro de Idiomas e o Comunicando (atividades interativas de conversação). Promoveu cursos e seminários para o desenvolvimento de professores. Participou de trabalhos voluntários para a formação de crianças e adolescentes.

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Publicado

26-06-2017

Edição

Seção

Linguística e Tecnologia

Como Citar

A produção escrita de brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira: uma análise com base no uso de input diversificados . Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 10, n. 1, p. 118–138, 2017. DOI: 10.17851/1983-3652.10.1.118-138. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16749. Acesso em: 23 dez. 2024.

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